Arapiraca

SMTT avalia como positiva a simulação realizada no centro de Arapiraca

Os primeiros dados apontam para uma fluidez maior após simulação

Por Redação 01/12/2013 08h08
SMTT avalia como positiva a simulação realizada no centro de Arapiraca
- Foto: SMTT

A simulação realizada na manhã e tarde deste sábado (30) para a inversão da mudança de tráfego da Avenida Rio Branco e Rua Fernandes Lima garantiu fluidez e disciplinamento do trânsito no Centro de Arapiraca. A operação teve início às 7h da manhã e terminou às 15h com a participação de mais de 30 agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Durante a realização da simulação não foi registrado nenhum tipo de incidente que tenha acontecido no Centro de Arapiraca por motivo das mudanças estabelecidas pela operação de trânsito da SMTTT.


O ponto considerado crítico pela equipe técnica de trânsito foi o cruzamento da linha férrea que limita o bairro das Cacimbas à Avenida Rio Branco. Porém, uma simulação de sinalização semafórica foi implantada no local com a presença de agentes e técnicos de trânsito, cronometrando a velocidade e a fluidez dos veículos.


O vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB) representou a prefeita Célia Rocha (PTB) e acompanhou com o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, e técnicos do órgão nas primeiras horas da simulação, desde a Praça Marques da Silva ao longo da Avenida Rio Branco.


De acordo com Fernandes, mudar o trânsito de Arapiraca é um desafio, especificamente, nas principais vias do Centro como a Rio Branco e Fernandes Lima. Ele atribuiu à simulação como necessária para estabelecer as possíveis mudanças no Centro.


Inverter o sentido dessas ruas, em que há anos a população já está acostumada, não é nada fácil. Só acompanhando a simulação é que podemos ver o desafio que a SMTT tem para contribuir com o crescimento e o desenvolvimento da cidade, implantando as possíveis alterações”, afirmou Yale Fernandes.


Ricardo Teófilo afirmou que os desafios fazem parte da determinação da prefeita Célia Rocha em ter que fazer as possíveis mudanças, seguindo legalmente os estudos técnicos de engenharia de trânsito para, então, obter-se resultados satisfatórios e positivos no trânsito da cidade.

“Esse é um trabalho que tem que ser feito nas ruas, dialogando com a população e enfrentando todo o tipo de possibilidade para se chegar ao resultado esperado. A simulação nos dá uma visão positiva do que podemos alcançar com as mudanças estabelecidas como a inversão de sentido da Rio Branco e da Fernandes Lima”, explicou Ricardo Teófilo.


Resultados preliminares


O titular da SMTT enfatizou que o resultado é apenas preliminar e que os técnicos da SMTT vão analisar, durante a próxima semana, cada ponto da operação. A partir daí pareceres vão ser emitidos para constatar a possibilidade de mudança dos sentidos das principais vias.
Em casa, a prefeita Célia Rocha recebeu diversos telefonemas elogiando o trabalho da SMTT, que consiste na implantação da Zona Azul, estacionamento rotativo, no Centro de Arapiraca.


Integrantes do Conselho Municipal de Trânsito (CMT) também acompanharam as mudanças e elogiaram o trabalho da Prefeitura de Arapiraca. “Andei pelo percurso da simulação e realmente constatei que o trânsito fluiu melhor. Se é para ser assim que a mudança seja implantada pela SMTT”, disse o vereador Doutor Fábio (PR).


Nas ruas, a população também compreendeu e elogiou a postura do órgão municipal de trânsito com as possíveis mudanças de sentido de tráfego, além de ter se adequado à mudança do trânsito com disciplinamento.


Em uma motocicleta, Aloísio Ferreira da Silva Júnior, 24 anos, fez o percurso inverso pela Avenida Rio Branco e achou o trânsito mais leve e rápido.


“Já deu para perceber que esta mudança melhorou o trânsito aqui no Centro e que essa mudança é viável”, afirmou ele.


A simulação foi concluída por volta das 13h30 para que o trânsito pudesse ser restabelecido ao sentido anterior da Rio Branco e Fernandes Lima a partir das 15h como previsto pelo estudo técnico da SMTT.