Polícia

Proerd forma 1ª turma do Curso Nacional de Instrutores do programa em Alagoas

Evento foi encerrado com a can&ccedil;&atilde;o oficial do programa, que contou com a atua&ccedil;&atilde;o dos novos instrutores <br />

Por PM-AL 27/07/2013 07h07
Proerd forma 1ª turma do Curso Nacional de Instrutores do programa em Alagoas
“Proerd em Alagoas: Investir na prevenção através da educação das crianças”. Foi com este objetivo que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizou na manhã desta sexta-feira (26), no Auditório do Senai, no Poço, a solenidade de formatura da 1ª turma do Curso Nacional de Formação de Instrutores do programa em Alagoas.

A partir de agora, 29 policiais militares, entre oficiais e praças, estão capacitados a atuarem como multiplicadores das diretrizes do programa que visa à prevenção ao uso de drogas e o combate às diversas formas de violência.

As instruções, que duraram 11 dias em período integral, tiveram como facilitadores a coordenadora do Proerd da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), tenente-coronel Margarida Brandão e o pedagogo do Centro de Capacitação do Proerd daquele Estado, soldado João Sales Barros.

Para ele, a turma demonstrou grande empenho nas atividades e teve destaque pela criatividade, desenvoltura e cooperação. “Tenho confiança plena que todos estão aptos a atuarem na promoção de uma polícia cada vez mais cidadã”, frisou.

De acordo com a coordenadora do Proerd em Alagoas, tenente-coronel Valdenize Ferreira, o objetivo do curso foi capacitar os policiais militares nas diretrizes do programa, tornando-os aptos a orientar crianças e adolescentes que estejam cursando a educação infantil, os anos iniciais e o Ensino Fundamental das redes escolares públicas e privadas.

Já o comandante-geral da PM, coronel Dimas Barros, destacou a importância da prevenção e da promoção da cidadania, através dos projetos sociais que a PM desenvolve, agregando valor ao trabalho e aproximando cada vez mais a sociedade da polícia. “Todos estão de parabéns pela conclusão do curso, que traz consigo uma grande responsabilidade. Contem com a Polícia Militar para o que for necessário”, destacou o comandante.

Após a entrega dos certificados, foi realizada uma homenagem à equipe de capacitação do Proerd, que auxiliou os formandos durante as instruções. Alguns parceiros, que apoiam as ações do programa, também foram homenageados.

O discurso das oradoras, tenentes Beatriz e Rejane, destacou alguns momentos vividos pela turma ao longo do curso, relembrando os fatos mais marcantes e a experiência adquirida com a vivência do grupo. O evento contou ainda com apresentações de cordel e a participação de crianças do Colégio Dinâmico Júnior, que recentemente recebeu a equipe do Proerd.

Para uma das formandas, soldado Klesia Lins, que também é pedagoga, o curso ajudou a construir verdades, trouxe uma pedagogia mais ampla e serviu de base para a sua formação pessoal. “O curso me ajudou a entender melhor a criança, seus anseios e expectativas, além de contribuir muito para a minha formação como pessoa e educadora social”, pontuou. Em agosto, a soldado Klesia participará de um curso de formação de mentores do programa, no Estado do Rio Grande do Norte.

A solenidade de formatura foi presidida pelo secretário de Defesa Social, coronel Dário Cesar e contou ainda com a participação da Superintendente de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Paz (Sepaz), Maria Luiza Sampaio; representando a prefeitura de Cajueiro, Lucila Toledo; do vice-presidente da Casa da Indústria, Alberto Cabus; do diretor da Escola José Gonzaga, professor Milton e da homenageada do evento, Marinete Gaia Maia, além de oficiais e praças da corporação, familiares dos formandos e amigos do Proerd.

O evento foi encerrado com a canção oficial do programa, que contou com a atuação dos novos instrutores.