Alagoas

Agricultores sertanejos são beneficiados com cisternas

Nesta sexta-feira, Governo de Alagoas realizou entrega simb&oacute;lica de 200 cisternas para acumula&ccedil;&atilde;o de &aacute;gua para consumo humano<br />

26/07/2013 18h06
Agricultores sertanejos são beneficiados com cisternas
“Hoje temos água em casa e, com certeza, o próximo verão será mais tranquilo para nós", afirmou a agricultora Josiane Passos, que ganhou, nesta sexta-feira (26), a cisterna 2.849 instalada em seu quintal. A família da agricultora é uma das duzentas beneficiadas com a entrega simbólica realizada pelo Governo de Alagoas em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social de cisternas de placa para acumulação de água para consumo humano. A solenidade foi realizada no povoado Leobino, a 6 km de Inhapi, no Sertão alagoano.

Serão implantadas, ao todo, oito mil unidades com capacidade para até 16 mil litros em 15 municípios do Sertão, Bacia Leiteira e Agreste, numa ação do Projeto Água para Todos, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Em Inhapi, onde já foram instaladas as cisternas, as culturas mais comuns são o feijão, o milho e a palma para consumo animal e a criação de vacas leiteiras, cabras e ovelhas, mas Josiane e o marido, Manuel Passos, expandiram a horta da casa. "Plantamos cebola, coentro e pimentão também. Hoje eu consigo irrigar ainda mais as plantas porque temos água em casa. Antes, elas morriam porque não tinham água”, conta Josiane.

Segundo o casal de agricultores, nos verões anteriores havia uma cisterna de uma vizinha que doava água para toda a comunidade. "Era um sofrimento, quando alguém avisava que o caminhão com água estava chegando. Todo mundo deixava o que estava fazendo e corria com um balde para aparar a água e trazer para casa", disse Manuel.