Alagoas

Gilvânia Barros participa do lançamento do 'Vida na Faixa'

Campanha educativa teve in&iacute;cio nesta sexta (19) <br />

Por Assessoria 19/07/2013 18h06
Gilvânia Barros participa do lançamento do 'Vida na Faixa'
A presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Gilvania Barros (PMDB), participou na manhã desta sexta-feira (19), das atividades como parte da programação do lançamento da campanha educativa 'Vida na Faixa', realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), na faixa da Avenida Rio Branco, na Praça Marques.

Ao lado da prefeita Célia Rocha, da vice-presidente do Poder Legislativo, Aurélia Fernandes e do superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, Gilvania Barros e Aurélia Fernandes, entregaram aos motoristas e motociclistas um kit contendo informações sobre a importância de respeitar o pedestre.

“O trabalho de orientação aos motoristas sobre o respeito a faixa de pedestre, mostra a preocupação dos poderes públicos para a preservação da vida. Muitas vidas são ceifadas no trânsito, justamente por não respeitar um simples sinal”, argumentou Gilvania Barros.

Já a vice-presidente Aurélia Fernandes, respeitar a faixa de pedestres não é nenhum favor, nem uma norma de educação e nem boas maneiras no transito, mas sim, uma obrigação por lei que objetiva facilitar ao cidadão a travessia nas vias publicas.

Ela adverte ainda, que um bom relacionamento entre pedestres e motoristas no trânsito, só vai trazer benefícios a todos. “São campanhas como estas, onde os motoristas estão recebendo com o maior respeito, que a qualidade no trânsito na cidade vai ter grandes benefícios, principalmente sem acidentes”, garantiu Aurélia Fernandes.

A campanha, que tem como slogan “Faixa de Pedestre: Quem você ama também passa por aqui! Arapiraca Respeita!”, movimentou o Centro e chamou atenção da população com a apresentação da peça Respeite o Pedestre pelos integrantes do IEC (Informação, Educação e Cultura), do Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção à Saúde (NPVPS) e os mascotes, simbolizando a faixa, do Departamento de Educação para o Trânsito (DET).

O Pelotão Mirim do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) também participou do evento. A campanha educativa será estendida pela SMTT, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação, aos postos de saúde e às escolas da rede pública municipal.

Além da faixa de pedestre, a campanha enfoca também o respeito de todos para as rampas de acessibilidade, destinadas às pessoas portadoras de necessidades especiais para que possam transitar com segurança pelas calçadas da cidade.

As novas faixas do Centro foram revitalizadas e pintadas de vermelho e branco, fazendo alusão à sinalização de regulamentação de ‘Parada obrigatória’ (R-1). Assim, motoristas e pedestres garantem o respeito entre si para a segurança de todos.

Com o slogan “Faixa de Pedestre: Quem você ama também passa por aqui! Arapiraca Respeita!”, o projeto já está nas ruas.