Alagoas

Cantores Afrísio Acácio e Zé do Rojão abrem o São João de Arapiraca

Início das festividades juninas aconteceu neste sábado

Por Assessoria 02/06/2013 09h09
Cantores Afrísio Acácio e Zé do Rojão abrem o São João de Arapiraca
Assessoria
Dezenas de casais a dançar. Foi isto o que mais se viu na arena do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, na noite deste sábado (1º), quando do início das festividades juninas em Arapiraca.

A agenda do São João se estenderá pela cidade em vários polos de cultura e até o dia 30, com encerramento marcado no Lago da Perucaba, com o sanfoneiro Dorgival Dantas. Mas, já às 20h, artistas da terra deixaram sua marca com um tradicional forró pé-de-serra que tomou conta dos ouvidos das centenas de pessoas que compareceram ao local.

Durante o início da abertura, a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Tânia Santos, fez colocações sobre o fato de em Arapiraca haver festa em todo lugar este ano. “E estou atendendo ao chamado do mestre Afrísio Acácio que pediu para que difundíssemos o amor e ‘forrozeássemos’ bastante! Que este seja um evento de muita harmonia”, pontua ela, enfatizando o afinco da prefeitura por mais esta realização.

Afrísio Acácio comandou a festa, parabenizando também o trabalho árduo da prefeita Célia Rocha (PTB) e do vice Yale Fernandes (PMDB) em fazer o maior São João de Alagoas e sempre dispor de espaços como aquele para os músicos do município mostrarem seu potencial.

Com um quinteto, a contar com ele, o mestre do acordeon instigou os casais presentes a, literalmente, arrastarem o pé e fazerem do Mercado do Artesanato um palhoção involuntário.

No palco, estiveram a dona Alcina Barbosa, esposa de Acácio, cantando algumas músicas de sua autoria. Outro ponto alto da noite foi a desenvoltura do jovem aluno de acordeon Maxwell Carvalho. Ele estuda com Afrísio no Centro Cultural de Tradições Nordestinas, no bairro das Cacimbas, e tocou duas canções, ganhando os devidos aplausos ao final da breve apresentação.

“É bonito ver esses jovens criando interesse por nossa cultura popular. E serão eles os futuros acordeonistas de Arapiraca. Este é um! A gente já o chama de ‘Maxwell do Acordeon’. Além dele, tenho mais 11 alunos lá no centro cultural”, adianta o mestre Afrísio Acácio.

Quando chamado ao palco, o ícone da música arapiraquense Zé do Rojão se identificou com o jovem Maxwell e soltou: “Eu fico muito triste quando vejo um jovem nascido aqui que não gosta de forró, nem da música nordestina”. E, em seguida, ele, com seus 75 anos de idade e a vitalidade de um menino sonhador, fez um imenso pourt-pourri de baião para ninguém ficar parado.

Segundo ele, é uma satisfação ver Afrísio Acácio levar o nome do Nordeste adiante em nossa cidade. O músico, por sua vez, retribuiu o elogio, afirmando que Zé do Rojão é o maior baluarte do forró em Arapiraca, a bandeira do Nordeste. “Nós lutamos o ano todo para manter nossa música e cultura acesas e, quando é chegada a hora, temos só a agradecer à prefeita por nos dar o microfone. É uma honra abrir este São João; não só para mim, mas para todos os forrozeiros daqui”, coloca Acácio, diante da imensa plateia.

A programação no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves é extensa e vai até o fim do mês. Neste domingo (2), já há show da família forrozeira de Zé Moreira e Zé Arnaldo.