Alagoas

Falta de "Justificativa" deixa escola de Palmeira fora da Febrace

Grupo ficou surpreso ao saber que não participaria do evento 

21/03/2013 06h06
Falta de 'Justificativa' deixa escola de Palmeira fora da Febrace
Por Roberta Sampaio

Os alunos que participaram do projeto de pesquisa escolar, intitulado “Os lugares da memória de Palmeira dos Índios: um estudo histórico-imagético orientado pela leitura das cartas de Graciliano Ramos”, deixaram de competir como finalistas da 11ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que foi realizado durante os dias 12, 13 e 14 de março de 2013, no campus da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o professor que esteve à frente dos trabalhos, Cosme Rogério, o grupo ficou surpreso ao saber que não receberiam as passagens para participar do evento, pois, toda a documentação necessária foi enviada à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), em Maceió-AL.

“A documentação foi entregue a diretora da escola, professora Mérita, que afirmou ter feito a solicitação de passagens e diárias para a nossa delegação no dia 26 de fevereiro de 2013, sendo a mesma protocolada no dia seguinte, por isso, não entendemos como o processo não foi adiante, e também como ele veio parar na 3ºCRE de Palmeira dos Índios”, questionou Cosme.

A direção da escola

A diretora da escola, professora Mérita, foi procurada pela reportagem do portal 7segundos e explicou que “no mesmo dia, foi pedida uma justificativa urgente para a viagem, como se não bastasse a justificativa escrita no formulário-padrão de solicitação, além da carta-convite oficial da FEBRACE e cópia do relatório de nosso projeto de pesquisa. Tudo havia sido devidamente encaminhado em anexo” informou Mérita.

Contudo, de acordo com a diretora, no dia 7 de março, data da antevéspera da viagem, o setor responsável da SEE informou que o processo estava na 3.ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), em Palmeira dos Índios e, por esse motivo, as passagens não teriam sido emitidas, já que o processo não teria seguido os trâmites necessários.

“Tentamos correr contra o tempo e no dia 8, como última alternativa possível, recorremos ao gabinete do próprio Secretário, o único que poderia autorizar a compra das passagens, mas, ao longo daquele dia, fomos tratados com total indiferença” declarou a diretora.

Mérita informou ainda que, segundo informações colhidas no setor de protocolo da SEE, alguém retirou o processo daquele setor afirmando que o mesmo seria tramitado “em mãos” – e não pelo sistema de protocolo.

A coordenadoria da 3ª CRE

Com isso, a reportagem entrou em contato por telefone com a responsável pela 3ª Coordenadoria do CRE, Judite Rocha, e a mesma admitiu que pegou o processo na sala da Coordenadoria em Maceió, por este ser o procedimento correto. “Estive lá e peguei os processos, porque eles já tinham sido protocolados, ficando subentendido que já estariam no sistema. Eu fiz o que me cabia, se houve algum erro este com certeza não foi meu”, garantiu.

A secretaria de Educação de AL

Para tentar chegar ao real motivo e entender por quais circunstâncias os alunos não puderam participar, foi feito também o contato com a assessoria da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), momento em que fomos informados de que no processo havia uma Justificativa, porém, o grupo deveria refazê-la, pois a mesma não estaria dando subsídios suficientes para comprovar a importância da participação do trabalho no evento.

Foi explicado ainda que, o fato não poderia ser considerado obstáculo que viesse impedir a participação dos alunos – já que poderia ser refeita – e o problema estaria na falta de comunicação e interesse por parte da direção da escola e da coordenadoria do 3º CRE, que não souberam interagir para que dessa forma os procedimentos burocráticos não impedissem a viagem dos alunos e todo grupo envolvido no trabalho.