Alagoas

ASA perde a primeira partida da decisão da Copa Nordeste

O alvinegro chegou a estar perdendo por 2x0 mas marcou um gol no final 

10/03/2013 18h06
ASA perde a primeira partida da decisão da Copa Nordeste
Paulo Marcello
Repórter

ASA e Campinense começaram a decidir a Copa do Nordeste na tarde deste domingo, 10, em Arapiraca-AL, no estádio Coaracy da Mata Fonseca (Fumeirão).

A competição que levou um grande público às suas praças esportivas teve seu primeiro confronto da final na segunda maior cidade do Estado de Alagoas, na Região Metropolitana do Agreste.

A partida teve início às 16h00 no estádio completamente lotado. A renda foi de R$ 168.850,00 para um público pagante de 10.052 pessoas.

Os gols

Os visitantes começaram impondo o jogo, mesmo diante da grande torcida do alvinegro e marcaram logo aos 5 minutos. A jogada partiu dos pés do meia Bismarck, que viu o lateral-direito Thiago Granja penetrar livre. Thiago só teve o trabalho de olhar a posição do goleiro Gilson e tocar para o fundo das redes.

No segundo tempo o Campinense marcou mais um e deixou a situação do ASA mais difícil. A jogada começou depois de uma roubada de bola do clube rubro-negro. Glaybson e Zé Paulo trocaram passes e tocaram a bola para Jéfferson Maranhão que aproveitou a falha do zagueiro Edson Veneno para ampliar o placar, aos 15 minutos.

Mas no apagar das luzes o ASA marcou o primeiro gol da partida e botou fogo na decisão. Em jogada individual e após passar por três adversários o atacante Wanderson acertou um chute forte no canto direito do goleiro Pantera.

Segundo jogo

O segundo e decisivo jogo será realizado no próximo domingo, 17, em Campina Grande e o ASA terá uma parada difícil. Segundo o regulamento da Copa do Nordeste, o alvinegro precisará vencer por dois gols de diferença ou apenas por um gol desde que o placar seja a partir de 3x2, ou seja, se o Asa vencer por 1x0 o campeão será o Campinense; se o placar se repetir 2x1 a decisão será nos pênaltis.

O Hino

Antes de a partida começar, houve um momento de civismo e muita emoção. O artista alagoano Nelsinho Silveira interpretou o Hino Nacional Brasileiro acompanhando de um sanfoneiro. A torcida acompanhou de pé e um grande coral foi formado e algumas pessoas chegaram a derramar lágrimas.

Nelsinho “Biribinha” Silveira é filho de uma das famílias mais tradicionais do circo e da música do Estado. Seu pai, o palhaço Biribinha, já participou de filmes e novelas na TV.

Nelsinho, ao lado do irmão Júnior e do Tio Iran Silveira já participaram e venceram competições na Rede Record e Rede Globo no “Se Vira nos 30”. O próprio músico se rendeu às lágrimas após ser acompanhado por milhares de pessoas cantando o Hino do Brasil.

Copa do Nordeste

O Nordestão contou com 16 equipes e teve uma final inesperada para a maioria da crônica esportiva do país, levando dois clubes de cidades do interior à disputa do Troféu. Antes de a bola rolar o Portal 7 Segundos teve acesso aos números da Copa do Nordeste. Foram 60 jogos com um público superior a 530 mil torcedores pagantes, uma média de quase 9 mil pessoas por jogo.

Este ano os clubes disputaram apenas o título, troféu e a premiação da CBF. A partir de 2014, o campeão terá vaga garantida na Copa Sul-americana do mesmo ano.