Educação

Alunos da Ufal Arapiraca são aprovados em mestrado na UFPE

Suzanny Carla Santos Almeida e Diego Ribeiro pretendem voltar para a Ufal como professores 

Por Assessoria 20/02/2013 16h04
Alunos da Ufal Arapiraca são aprovados em mestrado na UFPE
O sucesso de egressos em seleções de cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior do País já se tornou rotina no Campus Arapiraca. Melhor ainda é saber que muitos deles buscam o crescimento profissional, pessoal e intelectual com o intuito de voltar à instituição, como docentes, para formar novas gerações. É o caso de Suzanny Carla Santos Almeida e Diego Ribeiro, aprovados recentemente na seleção de mestrado em Administração na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Suzanny Almeida e Diego Ribeiro são graduados em Administração de Empresas em Arapiraca, onde a Universidade Federal de Alagoas iniciou seu projeto de interiorização. Eles iniciam o mestrado em março e dizem não ter dúvida quanto ao seu futuro profissional. “Queremos ser docentes do Campus Arapiraca e não pretendemos morar em outro lugar”, afirmam. Suzanny é natural de Arapiraca e Diego reside há 14 anos na cidade. Ela tem como linha de pesquisa na pós-graduação “Organização, Cultura e Sociedade”; Diego vai concentrar seu estudo científico em “Marketing, Empreendedorismo e Tecnologia”.

A importância da formação qualificada de recursos humanos para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado, reforça o cumprimento do papel do Projeto de Interiorização atualmente em desenvolvimento nas regiões do Semi-árido e do Agreste, sob a liderança da Ufal. Com menos de sete anos de existência a interiorização já é considerada o maior projeto de desenvolvimento de Alagoas.

Oportunidades

Suzanny e Diego enfatizam a participação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão promovidas para a boa qualificação acadêmica e profissional. Fazem um destaque especial ao corpo docente do curso pelo empenho, dedicação e estímulo recebidos durante a graduação para alcançar o tão sonhado objetivo.

“Durante o curso, participei de várias atividades acadêmicas, desde monitoria, quando despertei para seguir carreira acadêmica, a projetos de pesquisa e extensão. Sem dúvida foi uma excelente base para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e consequentemente para a participação na seleção do mestrado”, enfatizou Suzanny, que foi orientada pelos professores Carlos Everaldo Costa e João Martins Tude.

Diego Ribeiro desenvolveu para a conclusão da graduação o projeto denominado de “A influência do Programa Cultura Viva na configuração estrutural dos pontos de cultura” e fez estudo de caso em Arapiraca. “O TCC teve a orientação da professora Milka Correia e foi a base para a elaboração do pré-projeto para a seleção do mestrado”, disse Diego.

Mesmo com linhas de pesquisas distintas, Suzanny Almeida e Diego Ribeiro têm opinião em comum sobre a vida acadêmica e fazem uma recomendação para graduandos de uma forma geral: “É preciso aproveitar as oportunidades que surgem, que são muitas, e é fundamental haver o engajamento em projetos de extensão e pesquisas para o crescimento profissional e pessoal”, disseram entusiasmados os futuros mestres e futuros docentes do Campus Arapiraca.