Brasil

Jovem ferida por bomba ganha festa de aniversário no hospital, em Goiás

Vítimas de atentado, ela e o namorado estão internados em Anápolis 

25/01/2013 15h03
Jovem ferida por bomba ganha festa de aniversário no hospital, em Goiás
Vítima de um atentado a bomba no início deste mês, a estudante Thays Mendes completou 19 anos na quinta-feira (24), na Unidade de terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Queimaduras de Anápolis, a 55 km de Goiânia. Apesar do local diferente, a jovem ganhou uma festa de aniversário, com direito a bolo, velinhas, balões e presentes. Ela se emocionou.

O momento de maior emoção foi quando a mãe, Luciana Mendes, leu as cartas escritas por amigos e parentes. A garota ainda comeu um pedaço de bolo, dado na boca pelo pai, José Bento Mendes. A equipe médica organizou a festa. “ Nós celebramos as coisas boas que virão”, afirma o pai da estudante.

“O otimismo de Thays tem sido determinante para a recuperação”, afirma uma das médicas. O pai da menina comenta ainda que ela sempre está alegre, nunca chora, nunca reclama de dor. Para dar mais atenção à filha única, ele a mulher deixaram o emprego.

A jovem e o namorado dela, Guilherme Almeida, de 20 anos, estão internados desde o último dia 5, quando foram vítimas de um atentado a bomba no cruzamento de duas avenidas muito movimentadas de Anápolis. Eles estavam dentro do carro quando um motociclista jogou o artefato. Imagens de um cinegrafista amador mostram o desespero dos dois enquanto aguardavam a chegada do Corpo de Bombeiros na calçada.

Mesmo com a boa resposta ao tratamento, a família está preocupada com Thays. Além disso, sentem muito a falta dela em casa. "Está muito triste, aquela princesinha que a gente ama tanto não está aqui. Aquele quarto vazio dá um vazio na casa inteira", lamenta a mãe, Luciana Mendes.

Cirurgias

Thays e Guilherme tiveram, respectivamente, 42% e 32% do corpo queimado. Eles continuam internados em estado grave, mas estável. O diretor técnico do Hospital de Queimaduras de Anápolis, Leonardo Rodrigues da Cunha, afirma que o casal terá de enfrentar comprometimentos estéticos.

"Infelizmente, eles apresentarão algum grau de sequela", afirmou ao G1 o médico, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Entretanto, ainda não é possível determinar a gravidade dessas sequelas, reintera o cirurgião. Leonardo Rodrigues aponta a possibilidade de que eles tenham algum comprometimento nas funções dos membros superiores, devido ao grau de queimaduras no braço, antebraço e mãos.

"Serão várias cirurgias, pois eles têm queimaduras de 3º grau no abdômen, tronco, braços, antebraços e mãos", explicou o cirurgião plástico.Thays já passou por enxertos nas coxas para reconstruir a área afetada pela bomba. Na segunda-feira (21), Guilherme foi submetido ao mesmo tipo de procedimento. De acordo com Leonardo, a evolução de pós-operatório deles é muito boa.

Investigação

O delegado que investiga o caso, Éder Ferreira, afirmou ao G1 que não tem evidências suficientes para apontar e prender um dos suspeitos. Entretanto, o inquérito não deve demorar para ser concluído. "Se tudo der certo, em breve devemos apresentar o autor do atentado.", comenta o delegado.

Desde o último dia 17, a Polícia Civil de Anápolis oferece recompensa de R$ 5 mil para quem tiver novidades sobre a autoria do atentado a bomba ao casal de namorados. Segundo, Eder Ferreira, qualquer cidadão que tenha informações pode ligar para o telefone (62) 3328-2743. A polícia garante preservar o anonimato do denunciante.

O delegado havia apontado que três pessoas eram suspeitas de praticar o crime: um ex-namorado de Thays e dois amigos dele. A suspeita recaiu sobre o trio após comentários postados no Facebook. Porém, os dois amigos que postaram mensagens na internet negaram qualquer participação no atentado. O ex-namorado da jovem preferiu se defender através de uma carta. Ele diz que as suspeitas são absurdas e que vai lutar até o fim para provar que não tem nada a ver com o crime.