Alagoas

?Iteral se comprometeu a ajudar os assentados? afirma João dos Santos

Eleição de nova diretoria será na próxima terça-feira (29) 

22/01/2013 17h05
?Iteral se comprometeu a ajudar os assentados? afirma João dos Santos
Estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (22), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Arapiraca (STTR), João dos Santos, representantes do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) , Banco do Nordeste e também de vários sindicatos dos trabalhadores do agreste e da região do Baixo São Francisco.

O encontro foi realizado na sede da STTR, em Arapiraca e teve como principal objetivo a discussão sobre a renegociação das dívidas das 60 famílias que fazem parte do assentamento Ceci Cunha, localizado próximo ao povoado Canaã.

Segundo João dos Santos, durante o encontro, ficou acertado que o Iteral irá ajudar assentados nas renegociações de suas dívidas e, na próxima terça-feira (29), será feita a eleição de uma nova diretoria para ficar responsável pelas famílias do assentamento Ceci Cunha e demais assentamentos da região.

“Tudo ficará acertado na próxima semana com a eleição desta nova diretoria que dará apoio aos assentados, que por fazer parte da reforma agrária , tem restrições e vantagens próprias dadas pelo governo federal, por isso, resolvemos criar uma nova diretoria onde os participantes estejam totalmente voltados para estes casos de assentados, em particular”, explicou João dos Santos.

No que diz respeito à seca pela qual o agricultor esta sendo obrigado a enfrentar, João disse que a crise é de fome geral, pois, não é apenas os animais que estão morrendo, o agricultor também passa por um momento em que não consegue plantar nem colher nenhum alimento.

“Eu não sei o que vai ser do homem daqui a um tempo. Não se vê nenhum pé de macaxeira, inhame, ou qualquer outra plantação. A seca está acabando com tudo e não adianta plantar porque não tem lavoura que aguente o sol quente sem receber uma gota de água. Aí, só Deus é quem pode ter misericórdia” lamentou o presidente do STTR.