Alagoas

Programa Água Doce realiza segunda despesca em Cacimbinhas

Atividade acontece nesta sexta-feira e devem ser retirados 700kg de peixe<br />

Por Ascom Semarh 16/01/2013 22h10
Programa Água Doce realiza segunda despesca em Cacimbinhas
A Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce em Cacimbinhas vai realizar sua segunda despesca nesta sexta-feira (18), às 9h, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho. Localizada no povoado Timbaúba, a unidade foi inaugurada em junho de 2012 e realizou sua primeira despesca em outubro do mesmo ano, quando foram retirados mais de 500 kg de peixes da espécie tilápia negra.

A expectativa é que, nessa despesca, sejam retirados cerca de 750 kg do tanque, de acordo com a biometria realizada pelos técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Os peixes serão vendidos para a população local a um preço muito abaixo do mercado e o dinheiro da venda será revertido para a compra de ração e para a manutenção dos equipamentos da UD.

Além de Cacimbinhas, o Programa Água Doce (PAD) tem Unidades Demonstrativas em Estrela de Alagoas e Santana do Ipanema. Em Alagoas desde 2010, o programa beneficia mais de 1.500 pessoas com as UDs e cerca de três mil pessoas estão recebendo água bruta dos poços artesianos recuperados ou perfurados pelo programa.

Mais 27 sistemas dessalinizadores estão sendo recuperados e estabelecidos em situação de emergência e os recursos para 101 novos sistemas já foram garantidos pela parceria do PAD com a Semarh, incluindo novas Unidades Demonstrativas.

Unidade Demonstrativa

A UD é um sistema inteiramente sustentável, onde o rejeito da água salobra é armazenada em tanques de contenção e utilizado para a criação de tilápias. Essa água enriquecida com o material orgânico é então utilizada para a irrigação da Atriplex, ou erva-sal, que é utilizada pela comunidade para a manufatura de forragem para ovinos e caprinos. A comunidade é beneficiada com alimento para si e para os rebanhos, bem como com água potável.