Alagoas

Semas lança relatório social de jovens em medidas socioeducativas

O material produzido é um trabalho inédito no país 

18/12/2012 08h08
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lançou na tarde desta segunda-feira (17), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), o Relatório de Pesquisa do Perfil do Adolescente em Cumprimento de Medidas Socioeducativas e Liberdade Assistida. O material produzido é um trabalho inédito no país, e vai servir como ferramenta para o município e o Poder Judiciário poder trabalhar a socialização, oferecendo ações de políticas públicas para as crianças e adolescentes que cometeram infrações.

Na solenidade, estiveram presentes o secretário municipal de Assistência Social, Francisco Araújo, o desembargador Fernando Tourinho, além de colaboradores do Programa de Liberdade Assistida, técnicos da Semas, integrantes do Poder Judiciário e todo o conjunto técnicos que trabalhou na construção do relatório.
Para o secretário Francisco Araújo, essa iniciativa foi um grande passo dado pelo município de Maceió no combate à violência e ao futuro dos jovens da capital. “A nossa intenção é ajudar os jovens a superarem o vício das drogas, diminuindo, assim, os problemas de violência da cidade”, disse Francisco, afirmando também que essa pesquisa vai ajudar a direcionar as ações de socialização, ocupando o tempo dos adolescentes com políticas públicas.

A PESQUISA

Após as considerações finais dos responsáveis pelo documento, a professora e pesquisadora Terezinha Falcão apresentou a introdução da pesquisa. Os números recolhidos foram baseados no cotidiano dos adolescentes e das famílias.
Temas como a evasão social; dificuldade de aprendizado; paternidade precoce; uso de drogas por influência de amigos; situação da renda familiar e precariedade habitacional estão inseridos relatório.

O documento foi elaborado ao longo do ano, em conjunto com técnicos da Semas, psicólogos, estudantes e pesquisadores de universidades, e segue ações baseadas na Política Nacional Assistência Social (PNAS), aprovadas pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), em 2004.
A pesquisa, que é uma iniciativa inédita no país, é direcionada a conhecer mais detalhadamente as características dos menores nesta condição, com o objetivo de promover um trabalho mais eficaz no resgate da cidadania e inclusão social dos adolescentes e suas famílias.