Alagoas

SMTT monitora trânsito de Maceió com 150 câmeras

Central de monitoramento já está em fase final para entrar em funcionamento 

10/10/2012 06h06
SMTT monitora trânsito de Maceió com 150 câmeras
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) está finalizando os preparativos para inaugurar oficialmente a Central de Monitoramento de Trânsito de Maceió. O sistema já se encontra em funcionamento. Das 150 câmeras que serão instaladas, 100 já estão interligadas em vários locais considerados estratégicos.

Dentre esses lugares, estão ruas e avenidas, terminais de ônibus e entradas e saídas da cidade. O superintendente da SMTT, Ranilson Campos, explicou que estão previstas 25 câmeras na pista que compreende as avenidas Fernandes Lima e a Durval de Góes Monteiro. Já na Via Expressa, deverão ser colocados ao todo 12 aparelhos eletrônicos. Parte dessa aparelhagem já está funcionando.

Na sede da SMTT, funciona a Central de Monitoramento de Trânsito, que tem como objetivo acompanhar o tráfego de veículos nas principais corredores. Uma equipe de funcionários ficara em escala de plantão ininterruptamente observando as imagens.

Quando há focos de engarrafamentos, os agentes que estão mais próximos do local são acionados. “E isso já está dando certo, sobretudo nos horários considerados de pico”, ressaltou Campos.

O superintendente disse que o departamento Jurídico da SMTT está sendo consultado e, dependendo do parecer do órgão, a Central de Monitoramento poderá passar a ter outra função: fiscalizar e flagrar as irregularidades que estiverem sendo cometidas por motoristas e, assim, poder emitir multas de acordo com o que estabelece o Código Nacional de Trânsito.

Dentre os pontos que também passarão a ser monitorados está a orla urbana de Maceió, no trecho entre o Pontal da Barra e Riacho Doce.

Fonte:  Assessoria