Brasil

Hapvida realiza parto inédito de gêmeas siamesas unidas em Natal

&nbsp; De acordo com o neurocirurgi&atilde;o que acompanhou a gesta&ccedil;&atilde;o, o caso &eacute; raro e pode ser o primeiro no Brasil<br />

Por Assessoria 27/09/2012 07h07
Hapvida realiza parto inédito de gêmeas siamesas unidas em Natal
Duas meninas nasceram unidas pelo cóccix no Hospital Antonio Prudente, da Rede Própria do Hapvida, em Natal (RN). As gêmeas siamesas Ana Clara e Any Vitória vieram ao mundo no dia 12 de setembro e estão ligadas pela parte do corpo que inclui o fim da coluna e a região glútea.


Segundo o neurocirurgião Ângelo Silva Neto, que acompanhou a gestação e o nascimento das meninas, o caso é raro e pode até ser o primeiro no Brasil: “Geralmente ocorre um caso de gêmeos siameses a cada 200 mil nascimentos. Em relação aos pigópagos (ligados pelo cóccix), eles se resumem a 20% dos casos de siameses. É a raridade da raridade”, frisa.

A mãe das crianças, a dona de casa Eucivânia Cunha, declarou que ela e o marido já decidiram autorizar a cirurgia de separação. No entanto, como aconselha o médico, o procedimento só deve ser realizado quando as gêmeas estiverem com cerca de nove meses de idade. Conforme antecipou o neurocirurgião Ângelo Silva Neto, devido à complexidade do processo cirúrgico, levará o caso à Universidade de São Paulo (USP), onde provavelmente deve ser realizada a cirurgia, e ainda será formada uma equipe multidisciplinar para acompanhar e avaliar o caso.


Sistema Hapvida Saúde


Com 33 anos de história e uma estratégia balizada na verticalização dos serviços médico-hospitalares, o Sistema Hapvida é, atualmente, a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste, com 2 milhões de clientes. O Hapvida é a segunda maior rede de atendimento preferencial do país e conta com mais de 12.800 mil colaboradores envolvidos na operação de 19 hospitais próprios, 75 Hapclínicas, 14 Prontos Atendimentos e 48 centros de diagnóstico por imagem e laboratórios nos 11 estados onde a operadora atua.