Alagoas

Desfile no Canaã comemora 195 anos da Emancipação de Alagoas

Evento celebra o 16 de Setembro no Agreste

Por SED/PMA 17/09/2012 14h02
Desfile no Canaã comemora 195 anos da Emancipação de Alagoas
Neste domingo (16 de setembro), em comemoração aos 195 anos de Emancipação Política de Alagoas, a Secretaria Municipal de Educação, realizou um desfile cívico na Vila Canaã. A programação começou com várias atividades, culminando com o desfile cívico e estudantil, que mobilizou alunos, professores e servidores das escolas da rede municipal de ensino, a exemplo das escolas Jane Camelo Lima (Banda da Claudecy Bispo) e Fernando Collor de Melo (Banda Luciano Barbosa), entre outras.

Os moradores foram às ruas acompanhar de perto o desfile, que teve um colorido especial com a participação das bandas de fanfarra. "Um grande momento para nossa cidade. Comemoramos na semana passada, a Independência do Brasil, e agora a Emancipação de Alagoas. Em outubro, será vez do nosso município comemorar sua emancipação. Grandes desfiles, que integram as pessoas e emocionam o público. Todos que participaram estão de parabéns”, destacou o prefeito Luciano Barbosa

Alagoas

Após anos sendo uma Vila do Sul da Capitania de Pernambuco, a Comarca de Alagoas esbanjava progresso, em 16 de setembro de 1817, Dom João VI assinou o decreto emancipando Alagoas de Pernambuco, transformando a Comarca em Capitania e estabeleceu como capital a vila de Alagoas (atual Marechal Deodoro) e nomeando como primeiro governador, o português Sebastião Francisco de Melo e Póvoas, que acabara de governar a Capitania do Rio Grande do Norte.