Alagoas

Cineasta Cacá Diegues recebe homenagem da Secretaria da Cultura

 

11/09/2012 11h11
Cineasta Cacá Diegues recebe homenagem da Secretaria da Cultura
Assessoria
O cineasta alagoano Carlos Diegues recebeu na última segunda-feira (10), em sessão especial do Cine Misa, das mãos do secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, uma placa comemorativa aos 50 anos de carreira do diretor.

A sessão especial que homenageou o cineasta deu início à mostra 4X Cacá Diegues que ocorre neste mês, no Cine Misa, localizado no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), em Jaraguá.

O secretário Osvaldo Viégas, em seu discurso, destacou a trajetória de Cacá Diegues, que é referência do cinema nacional e dos alagoanos, em especial daqueles que atuam na área de audiovisual. “O Governo do Estado, através da Secult, tem a satisfação de prestar esta homenagem a um dos um dos mais importantes diretores do cinema nacional e que sempre retratou Alagoas em sua obra cinematográfica”, afirmou Viégas.

O secretário também ressaltou a consolidação das ações da Secult, no audiovisual em Alagoas, sobretudo no investimento em capacitação de técnicos, na realização de 249 atividades entre cursos e oficinas, além da abertura de editais e a criação do Cine Misa, espaço de exibição gratuita de filmes nacionais.

Ao receber a homenagem, o diretor Cacá Diegues, agradeceu ao governo, à secretaria e a todos que estiveram presentes. “Este reconhecimento será um estímulo para que eu possa realizar mais 50 anos de cinema com mais vigor. O cinema é minha vida, e uma das coisas que mais me motivam a fazer cinema é ser alagoano; isso tem todo peso cultural, afetivo e emocional”, afirmou.

Estiveram presentes na solenidade de abertura da mostra o pró-reitor de Extensão da Universidade de Federal de Alagoas (Ufal), Eduardo Lyra, o secretário de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima, o coordenador do Espaço Cultural da Ufal, Sérgio Onofre, o presidente da Associação Teatral das Alagoas (Ata), Ronaldo de Andrade, e Marcos Sampaio, coordenador do Cine Misa.

A mostra 4X Cacá Diegues dá continuidade à sua programação na terça-feira (18). O Cine Misa exibe o filme O Maior Amor do Mundo (2006) e no dia 25, o drama Quilombo (1984). A mostra segue até o dia 2 de outubro, com a exibição de mais um importante filme de Cacá Diegues, 5X Favela (2010). Todas as sessões são gratuitas, e acontecem às 19h, no Misa.