Negócios

Entrevista exclusiva com o candidato a prefeito de Craíbas Dinho Leite

Candidato acredita em sua experi&ecirc;ncia para munic&iacute;pio continuar avan&ccedil;ando <br />

Por Redação 31/08/2012 06h06
Entrevista exclusiva com o candidato a prefeito de Craíbas Dinho Leite
O senhor é prefeito desta cidade pela terceira vez. O que o faz decidir disputar o pleito de 2012?.
Querer dar continuidade a um projeto político que já vem dando certo. O nosso trabalho vem ajudando muito a população de Craíbas. Temos mostrado que com esforço e determinação conseguimos mudar o quadro de atraso e mesmice. Mas, acima de tudo, o apoio que a população tem dado ao meu nome junto com o meu vice. Muito já foi feito mais, ainda há muito para se fazer em prol do povo do município que tanto amo.

Qual o marco da trajetória política de Dinho Leite?.
Transparência, honestidade, luta por uma Craíbas cada dia melhor, mais desenvolvida e com um povo feliz. Minha trajetória política sempre esteve pautada no compromisso, respeito e ética no que diz respeito à administração pública em Craíbas. A busca constante na melhoria da qualidade de vida de todos os munícipes pode ser citada também como o marco, pois, como se sabe, é muito difícil administrar um município com uma realidade difícil, mas que assim mesmo enfrentamos juntos com a população os problemas e buscamos incansavelmente por soluções que os amenizem.

Nestes anos à frente do Poder Executivo, quais as principais realizações de sua administração?
São inúmeras as realizações. Podemos citar algumas de grande importância como: inauguração da adutora e expansão da rede para quase todos os povoados; eletrificação de quase todos os povoados; calçamento em várias ruas da cidade; revitalização da rodovia de acesso a Arapiraca; implantação do PSF; redução da mortalidade infantil; realização de 02 concursos públicos; construção e revitalização de várias praças; informatização das escolas municipais; construção de quadra esportiva; construção de escola em tempo integral; aulas de ballet e natação para educação infantil; construção de uma piscina semiolímpica; salas de educação especial; reforma e ampliação de quase todas as escolas; climatização da escola Pe. José Theisen, entre outras coisas.

Seu mandato atual teve início após a justiça eleitoral ter julgado ilegal a eleição anterior, afastando o então prefeito Jadson Pedro. Como o Sr. se sentiu naquela decisão?.
Este caso, como vc mesmo disse em sua pergunta, foi uma decisão da Justiça Eleitoral, que obviamente teve subsídios para tal decisão. No que diz respeito a minha postura, digo que, me senti naquele momento preparado para cuidar do povo que experimentou e sofreu com os erros de uma gestão de que foi muito problemática. Erros estes que foram sendo minimizados com o nosso trabalho ao longo desses últimos anos. E digo ainda que, estive pronto naquele momento e estou cada dia mais preparado, pois o tempo vai nos trazendo experiências e principalmente oportunidades para resolvermos os problemas.

Hoje o Sr. se sente à vontade para pedir o voto do eleitorado craibense?.
Mais do que a vontade, me sinto apoiado pela população. Por onde passo recebo o carinho das pessoas que me incentivam a ir, mais uma vez, para uma disputa eleitoral no município. O povo craibense foi quem me levou a tomar a decisão de colocar meu nome para essa disputa. E se o povo quer, iremos trabalhar para uma grande vitória, que será de toda a população.

Como avalia as alianças que o partido fez para o pleito deste ano?
Veja bem, alianças são muito importantes em todos os sentidos, principalmente quando se trata de política, onde as decisões devem ser tomadas respeitando todos os pontos de vista e opiniões. Lembrando que, os projetos políticos estão sempre acima de projetos pessoais. Por isso, acreditamos que as alianças que fizemos serão, com certeza, em busca de benefícios para o nosso projeto, que é fazer com que cada dia Craíbas cresça e tenha um desenvolvimento sustentável.

Como se apresenta o cenário político de Craíbas? O Sr. acha que a Câmara vai conseguir eleger a maioria dos vereadores que estão lhe apoiando?
Fazemos política não politicagem, que são maneiras bem diferentes de se pleitear um cargo político. Nossa campanha está indo muito bem. Não posso informá-lo sobre o adversário, pois, estamos focados com o nosso trabalho, com os nossos objetivos que é a vitória no próximo dia 07 de outubro. Nossa maneira de fazer política o povo de Craíbas já conhece, sabe que o nosso grupo está engajado em fazer o bem, e isso é o que nos importa. Trabalhando desta maneira, com respeito pelo povo não temos dúvidas de que seremos eleitos, certamente, pois, quem trabalha terá seu merecido reconhecimento. Em relação à câmara, agora são 11 vagas. Das 09 cadeiras ocupadas anteriormente, 02 desistiram e apoiam outros candidatos. Cremos que as chances de entrar novos vereadores aumentam para 04. Certamente, àqueles que tiverem um trabalho mais expressivo terá a sua oportunidade.

Quais os desafios que o Sr. acha que vai encontrar caso seja eleito para administrar a cidade? .
Administrar é sempre um desafio. É necessário responsabilidade, habilidade e competência, e claro, uma boa equipe. A junção desses fatores nos fará superar qualquer desafio.

Como foi conduzir o executivo com as pendências deixadas pelo seu antecessor?. Hoje o município tem condições de encaminhar projetos para receber recursos do governo federal?
Não foi inicialmente uma tarefa fácil e ainda não é. Um município do porte de Craíbas, sem conseguir melhorias através do Governo Federal, por encontrar-se no CAUC, padece de várias formas. Muita coisa já foi sanada e ainda temos muito o que fazer para este município voltar a ter seu merecido desenvolvimento.

Quais os benefícios que a cidade vai ter ou já está tendo com a instalação da Mineradora Vale Verde?
Os benefícios reais resultantes desse projeto ainda não foram sentidos pelo município. Uma vez que não foram iniciados os processos de operação da mina. Contudo, podemos avaliar, de modo geral, como positiva, pois, o crescimento da cidade e da região serão inevitáveis devido ao grande fluxo de pessoas que por aqui irão passar ou se instalar. Com isso, serão gerados muitos empregos diretos e indiretos para suprir as demandas. Além disso, os craibenses terão também a oportunidade de possuírem seu próprio negócio.

Um dos marcos de sua atual administração foi a Escola de Tempo Integral Padre José Theisen que conta, inclusive, com uma piscina semiolímpica. O Sr. tem projetos para levar outras destas unidade para outras comunidades de Craíbas?
Sem dúvidas, a Escola Pe. José Theisen, com toda a sua estrutura atual e modernização é o nosso maior orgulho. O projeto Escola em Tempo Integral já está em expansão, e a próxima escola a recebê-lo é a Escola Ana Carolina. E assim, iremos ampliando essa oferta. O forte desse projeto são os cuidados que são dispensados aos jovens dessas escolas, podemos citar como exemplo a educação, saúde, lazer, esportes, enfim, todos os elementos necessários para um bom desenvolvimento das nossas crianças e jovens.

Qual foi o grande legado que o Sr. Chico do Leite, seu pai (in memoriam), deixou para você, sua administração e para o povo craibense? .
Meu pai, Chico do Leite, foi um ícone na vida do povo craibense e da sua família. Dele, entre outras coisas, herdamos a paixão por esta terra e o significado do servir ao próximo com simplicidade. A simplicidade de quem faz com o coração. Era um homem com um grande coração. Ele possuía um desejo muito forte de trazer para este povo, que ele tanto amava, tudo de bom. Quero reproduzir em minhas palavras sobre este homem, do qual tive o privilégio de ser filho e dividir com ele mais de 40 anos de minha vida, uma frase que ele sempre repetia: “Tudo o que se faz em Craíbas eu acho pouco. Quanto mais fizer eu ainda acho pouco.”. É com esse lema que iremos conduzir nosso projeto político.