Alagoas

Proerd forma a maior turma da história na cidade de Atalaia

Nove mil alunos de v&aacute;rias institui&ccedil;&otilde;es do munic&iacute;pio receber&atilde;o certificado<br />

Por Agência Alagoas 06/06/2012 04h04
Proerd forma a maior turma da história na cidade de Atalaia
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realiza nesta quarta-feira (6), na cidade de Atalaia, a maior formatura desde a implantação do projeto em Alagoas, em 2002.

Executado pela Polícia Militar de Alagoas (PMAL) em escolas estaduais, municipais, particulares e comunidades carentes, o Proerd está formando 9 mil alunos de 14 escolas, em solenidade que ocorrerá a partir das 9 horas, na 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Atalaia.

Até então, segundo a coordenadora do programa em Alagoas, major Valdenize Ferreira, em quase 10 anos de atuação no Estado, a maior turma formada pelo Proerd foi em 2011, na cidade de Boca da Mata.

“Naquela ocasião, foram formados sete mil alunos do Proerd, mas em duas etapas”, revela Valdenize.

Desde 2002, informa ainda a coordenadora do Proerd, cerca de 45 mil jovens de várias instituições já fizeram o curso. “É uma satisfação para nós que fazemos o Proerd, porque todos esses jovens são potenciais multiplicadores para a conscientização e a prevenção de um problema tão grave que, infelizmente, assola a sociedade atual”, destaca a coordenadora.

O projeto ganhou abrangência em Alagoas ao se tornar um exercício de cidadania, inclusive com trabalho de voluntários em diferentes comunidades do Estado.

De acordo com a programação elaborada para a formatura dos 9 mil alunos em Atalaia nesta quarta-feira, constam premiação aos melhores trabalhos, melhor redação e a entrega de brindes crianças e jovens, como tablets, bicicletas, relógios, além de certificados aos diretores das instituições de ensino.

Nível nacional

O Proerd foi implantado no Brasil em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e posteriormente adotado em todos os estados do País.

É desenvolvido nas escolas públicas e particulares no 5º ano e 7º ano do ensino fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos.

O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização da vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e da supervisão dos pais para com os filhos. Após quatro meses de curso, as crianças recebem o certificado Proerd e prestam o compromisso de se manterem afastadas das drogas e da violência.

Em dez anos de atuação, o Proerd em Alagoas recebeu o reconhecimento em nível nacional, a exemplo do prêmio concedido pela Presidência da República em 2009, intitulado “Valorização da Vida”.

O reconhecimento, naquela ocasião, foi feito pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

Outro viés que tem agregado valor ao trabalho do Proerd é o grande número de capacitações recebidas pelos militares que fazem parte do programa. No rol, constam aperfeiçoamento internacional feito em São Paulo, por meio do Proerd de Minas Gerais, e capacitação e lançamento do novo currículo do projeto, que ocorreu o ano passado, no Rio Grande do Sul.