Alagoas

Prefeito de Arapiraca recebe diretores da Mineradora Vale Verde

Obras  deverão gerar mais de 800 empregos diretos e dois mil indiretos

Por Assessoria 26/04/2012 11h11
Prefeito de Arapiraca recebe diretores da Mineradora Vale Verde
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) recebeu, na manhã desta quarta-feira (25), em seu gabinete no Centro Administrativo Municipal, a visita de cinco diretores da Mineradora Vale Verde.

A empresa está instalada em Arapiraca e mantém um canteiro de obras em Craíbas, mais precisamente no Povoado Serrote da Laje, para exploração de mais de 150 milhões de toneladas de ferro, cobre, magnetita, ouro, entre outras jazidas em pelo menos cinco municípios da região.

Na ocasião, o coordenador de Engenharia, Tony Lima, revelou que os trabalhos de pesquisa e sondagem estão sendo finalizados, para iniciar, a partir do mês de agosto, as obras do parque industrial.

Ele adiantou que os serviços deverão gerar mais de 800 empregos diretos e dois mil indiretos, em um prazo de um ano e meio, com previsão do início da mineração a partir de 2015, com a extração de ferro, cobre, magnetita e uma pequena porcentagem de ouro.

Além de Craíbas, a mineradora descobriu outra jazida no município de Igaci, que está sendo chamada de “Caboclo” e teve, até agora, cerca de 15 milhões de toneladas de minérios prospectados.

“Esse quadro mostra que teremos um período de 15 anos de trabalhos com a extração de minérios, gerando riquezas e, o mais importante, garantindo emprego e renda para centenas de famílias em toda a região”, acrescentou Tony Lima.

Ele explicou que a empresa deve focar seus esforços na extração de minério de cobre, uma vez que o produto está escasso no mercado mundial. “O cenário para os próximos anos é bastante otimista, e por isso vamos continuar investindo em infraestrutura para explorar as jazidas aqui no interior de Alagoas”, esclareceu.

Tony Lima estava acompanhado do gerente Jurídico, José Henrique; gerente de Processos, Jorge Tachibana; assistente social Gyslane Chaves e Gonçalo Rios.

No projeto já foram investidos mais de R$ 70 milhões nos últimos três anos. A Mineradora Vale Verde prevê aplicação de recursos da ordem de US$ 500 milhões de dólares até o início do seu funcionamento.

“É muito importante a parceria com as prefeituras, moradores e o empresariado local”, frisou Tony Lima, destacando o apoio do prefeito Luciano Barbosa e equipe na instalação da mineradora e na expansão de suas atividades.

Sustentabilidade

Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa reafirmou a importância da mineradora para a geração de emprego e renda no município e região.

“Sabemos que o início da exploração de minérios trará riquezas e vai movimentar o nosso comércio, indústria e o setor de serviços. Mas o mais importante de tudo isso é garantir a sustentabilidade dos recursos naturais e do meio ambiente, com projetos sociais para as famílias dos trabalhadores”, salientou o prefeito, que estava acompanhado dos secretários de Obras, Moyses Montenegro, e de Desenvolvimento Urbano, Caroline Albuquerque.

Luciano lembrou do apoio do senador Renan Calheiros (PMDB), com a viabilização da nova subestação de energia para o município e região.

“Na época, trouxemos o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, aqui para Arapiraca, onde foi assinado o documento para assegurar o investimento que vai garantir energia de qualidade para o projeto e para os municípios do Agreste pelos próximos 20 anos”, completou o prefeito, que na oportunidade recebeu um convite da assistente social Gyslane Chaves para a segunda edição do Seminário de Sustentabilidade, que ocorrerá no próximo mês de maio.