Brasil

CNBB lança Campanha da Fraternidade 2012

Este ano o tema é "Fraternidade e Saúde Pública"

Por CNBB 21/02/2012 07h07
CNBB lança Campanha da Fraternidade 2012
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade desde 1964. Este ano, o tema da Campanha é "Fraternidade e Saúde Pública". O lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Eclo 38,8). Esta Campanha pretende sensibilizar a todos sobre a promoção da saúde e práticas de vida saudável, debater sobre o acesso à assistência de saú de pública e refletir sobre os cuidados com a saúde, ajudar quem está doente e melhorar o sistema público de saúde.

A Campanha da Fraternidade destaca a contribuição da Igreja para o cumprimento das 'Metas do Milênio'. Essas metas são compromissos do governo brasileiro perante a comunidade internacional, e a saúde ocupa o centro das propostas. Nos últimos anos, as ações so ciais do governo e de entidades civis e religiosas foram marcadas pelo esforço para atingir as metas. Destacam-se as quatro metas a seguir:

Redução da Mortalidade Infantil

O Brasil é um dos países onde mais se reduziu a mortalidade infantil: de 69,12 óbitos por mil nascidos vivos, em 1980, para 19,88, em 2010, segundo dados da Revista The Lancet, em seu estudo Saúde no Brasil (2011). Este decréscimo de 71,23% é um avanço positivo e aconteceu basicamente graças ao SUS, à participação da sociedade e da Igreja - por meio da Pastoral da Criança, ao maior incentivo ao aleitamento materno.A Pastoral da Criança, em suas ações, promove o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitá rio, com ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania. O índice de mortalidade infantil na Pastoral da Criança, em 2010, foi de 9,5 mortes para cada mil nascidas vivas, quase metade da média nacional.

Melhoria da saúde materna

Graças ao envolvimento social expandiu-se, no país, o apoio integral às gestantes com o oferecimento de orientação e supervisão nutricional às futuras mães; a valorização da vida, a partir da gestação; a preparação das gestantes para o aleitamento materno; o encaminhamento para as consultas de pré-natal. Um dos temas do assunto da maternidade, é o da gravidez na adolescência. A assistência às adolescentes gestantes deve prever orientações quanto a sua saúde e sobre os cuidados adequados com seus bebês e, em casos extremos de gravidez indesejada, sobre o encaminhamento para adoção.

Combate a epidemias e doenças

Nos últimos anos, a Igreja empreendeu ações de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis – DST, especialmente em relação a AIDS e a sífilis. Seus agentes estendem sua solidarieda de a pessoas e grupos com outras doenças como hanseníase, dengue, influenza e tuberculose.
As ações da Igreja também contribuem com a prática de hábitos e estilos de vida saudáveis. Destaca o avanço da hipertensão (pressão alta) e diabetes. Com seus meios de comunica ção e de sua capilaridade, a Igreja participa de campanhas de esclarecimentos sobre o câncer, o combate à dengue e ao consumo de álcool.

Garantia da sustentabilidade ambiental

A Igreja está permanen temente preocupada com a preservação do meio ambiente e sua sustentabilidade. Faz reflexões sobre a vida, especialmente sobre a vida humana, e como podemos conviver com a natureza, sem destruir e preservar para o futuro.