Justiça

Juiz determina afastamento da nora de Marcos Santos de prefeitura

Julliany Tavares Machado, que é vice-prefeita de Traipu, respondia em exercício pelo cargo

06/02/2012 15h03
Juiz determina afastamento da nora de Marcos Santos de prefeitura
ÉDER PATROTA
Repórter
Com Alagoas 24 Horas

A prefeita em exercício de Traipu, Julliany Tavares Machado, que também é nora do prefeito afastado Marcos Santos, foi afastada do cargo nesta segunda-feira (6), de acordo com a determinação do juiz Gilton Batista Brito, responsável pela 8ª Vara Federal de Arapiraca.

O juiz acatou o pedido de liminar do Ministério Público Federal (MPF) e determinou o afastamento de Julliany por 180 dias, com multa diária de R$ 3 mil caso ocorra descumprimento da ordem judicial.

Com o afastamento do prefeito e da vice- prefeita, quem assume a prefeitura é a vereadora Conceição Tavares, presidente da Câmara de Veradores da cidade e líder da oposição ao grupo político ainda comandado pelo prefeito Marcos Santos, o qual permanece preso conforme decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

ESQUEMA DE FRAUDES

Julliany Machado, que é vice-prefeita eleita do município, assumiu a prefeitura  da cidade em setembro do ano passado,  quando foram decretados o afastamento e a prisão do então prefeito Marcos Santos, durante a Operação Tabanga. Segundo as invastigações, o prefeito é o líder de um esquema de licitações fraudulentas que desviou mais de R$ 8 milhões de reais dos cofres de Traipú.

O MPF propôs uma Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa contra Julliany Tavares, Marcos Santos, a primeira-dama Juliana Kummer e outras pessoas ligadas ao prefeito. Na ação, o MPF explicou que a prefeita em exercício “vem praticando diversas irregularidades na gestão de verbas federais repassadas à municipalidade por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com isso estaria causando grande prejuízo ao erário”.

Julianny Machado já foi presa em março do ano passado durante a Operação Mascotch, da Polícia Federal, acusada de desviar quantidade volumosa de recursos públicos.