Alagoas

Após 40 anos, antiga Olaria se torna o novo cartão postal de Arapiraca

 Prefeitura inaugura a primeira etapa do Bosque das Arapiracas

28/10/2011 18h06

O Bairro Teotônio Vilela, conhecido pelos arapiraquenses como Olaria, ganhou uma nova paisagem. As favelas, esgotos e o lixo deram lugar a uma moderna via urbana, que liga o centro aos bairros da parte alta da cidade de Arapiraca.

Os três quilômetros de avenidas iluminadas e com ciclovias fazem parte da primeira etapa do Bosque das Arapiracas, inaugurada na tarde desta sexta-feira (28). O evento faz parte das comemorações dos 87 anos de Emancipação Política do Município.

Além de mudar paisagem local, a obra valorizou a região e agradou os moradores. A dona de casa Josefa da Silva Queiros, de 62 anos, mora no bairro há 32 anos. De acordo com dona Josefa, as condições no local eram péssimas. “Moro aqui há 32 anos. Já enfrentei lama, enchente, lixo. Hoje esse lugar está uma beleza, muito bom mesmo” disse a dona de casa, muito animada.

Além dos problemas citados por dona Josefa, os moradores das Olarias sofriam com a violência: assaltos e principalmente o tráfico de drogas imperavam no bairro. Com a obra, o lugar antes marginalizado, passa a ser um importante corredor de transportes e de lazer para os moradores e visitantes.

Bosques das Arapiracas

O Bosque das Arapiracas é uma das mais importantes intervenções realizadas pela administração pública municipal e tem como principal objetivo a preservação e recuperação da nascente do Riacho Piauí. O projeto recebeu financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

No local foram realizadas interferências significativas na área de impacto ambiental, alteração da infra-estrutura urbana, indenizações, proteção, terraplanagem, drenagem e construção de equipamentos de convívio urbano.

Na próxima etapa serão entregues um Centro de Atividades Múltiplas e um Arboreto – uma espécie de museu a céu aberto com todas as espécies plantas. O local vai receber banheiros e uma área para promoção de cursos relacionados à preservação ambiental, como marcenaria baseada em madeira reflorestada,

Inauguração


A inauguração da primeira etapa do Bosque das Arapiracas faz parte das comemorações do aniversário da Cidade. Antes da entrega da obra o prefeito Luciano Barbosa promoveu um passeio ciclístico que reuniu dezenas de pessoas de todas as idades no lançamento do projeto Viva Acessibilidade, Viva Arapiraca.

Prestigiaram o evento o senador Renan Calheiros, a deputada federal Célia Rocha, vereadores, o secretariado municipal, lideranças locais e centenas de pessoas que ficaram vislumbradas ao conheceram o Bosque das Arapiracas.