Educação

Escola Estadual Silvério Lins é destaque no Enem 2010

Maior parte dos alunos vive na zona rural e dribla diariamente a distância e o cansaço para assistir às aulas na unidade de ensino

Por Agência Alagoas 15/09/2011 14h02
Localizada na pacata Mar Vermelho, com pouco mais de 4 mil habitantes e distante 119 km de Maceió, a Escola Estadual Silvério Lins comemora uma façanha que muitos consideram possível apenas em escolas privadas da capital. A instituição é a escola da rede pública estadual com o melhor desempenho no grupo 1 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que reúne as unidades cujos alunos tiveram taxa de participação igual ou superior a 75% no exame. A unidade da Zona da Mata obteve a média de 532,53 pontos, sendo a única instituição pública listada entre as 15 melhores escolas deste grupo.


Para Marluce Oliveira Santana Veríssimo, diretora-geral da unidade de ensino, o destaque no Enem é resultado de um trabalho conjunto e do comprometimento de todos que compõem a comunidade escolar. “A dedicação dos educadores e o esforço dos alunos fazem a diferença nesta escola, pois, apesar de sermos de pequeno porte, fazemos de tudo para que a jornada seja cumprida e as aulas sejam dinâmicas”, ressalta.

Dedicação
Dos 34 alunos da turma do 3º ano de 2010, 22 fizeram a prova do Enem e alguns já estão estudando na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ou foram aprovados no vestibular na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). É o caso de Ana Patrícia Costa de Andrade, de 18 anos, ex-aluna da escola e aprovada em Letras – Inglês no último vestibular da Uneal.

“Toda minha formação no Ensino Médio foi aqui e, enquanto estive estudando, nunca houve uma greve. Isso é muito gratificante para nós, alunos, que precisamos estudar para conseguir um espaço no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo. Além disso, nossos professores são mais que educadores, são amigos com quem aprendi lições de vida”, disse Ana Patrícia.

Para dinamizar as aulas, a escola conta com laboratório de informática. Os estudantes afirmam que a tecnologia possibilitou que as aulas se tornassem mais interessantes e os ajudou no preparo para os concorridos processos seletivos das instituições de ensino superior. Ex-aluno da escola, José Charles de Lima Correia, 18 anos, conquistou sua vaga na Escola Agrotécnica Federal de Satuba, uma das mais seletivas instituições de ensino do estado. Ele atribui a aprovação à dedicação dos professores e ao seu esforço. “O processo de seleção de Satuba foi bastante concorrido e a combinação do preparo dado pelos nossos professores e o meu esforço resultaram na minha aprovação”, afirma.

Reconhecimento
O professor de Matemática, Genivaldo Pereira, destaca que o bom desempenho da escola também é consequência de parcerias, dentre as quais, com o município de Mar Vermelho. “O município de Mar Vermelho nos ajuda bastante. O desenvolvimento da escola é fruto do trabalho de todos e temos muito orgulho de fazer parte deste grupo. A educação de nossa cidade está de parabéns”, elogia.

Os resultados do trabalho desenvolvido pela escola renderam o reconhecimento da comunidade local. A pedagoga Luciana Barbosa é mãe de uma ex-aluna que hoje cursa Zootecnia na Uneal e Filosofia na Ufal. Ela ressalta a importância da escola na realização de um sonho de família. “A formação de minha filha foi toda aqui e a escola possibilitou a realização do meu sonho, que era vê-la em uma faculdade. Ela está muito feliz nos dois cursos e este crescimento se deve à escola Silvério Lins”, afirma.