Polícia

Nossa Senhora da Guia é a maternidade que mais interna gestantes pelo SUS em Maceió

Por Assessoria 15/09/2011 08h08
O Hospital Nossa Senhora da Guia, unidade materno-infantil mantida pela Santa Casa de Maceió, realizou no primeiro semestre deste ano cerca de 19% das internações obstétricas do Sistema Único de Saúde, o que equivale a quase 2.500 internações de um total 12.760 registradas pelo Datasus na capital alagoana.


Num comparativo com as demais maternidades que assinaram a contratualização com os gestores do Estado e do município, a instituição internou no período 20% a mais que a Maternidade-Escola Santa Mônica; 31% a mais que o Hospital Sanatório com a Unidade Paulo Neto; 138% a mais que o Hospital Universitário; e 1.615% a mais que a Casa Maternal Denilma Bulhões, que realizou menos de um parto por dia entre junho e julho.


O provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, lembrou que os investimentos realizados pela instituição no atendimento às gestantes vêm ajudando Alagoas a reduzir a mortalidade infantil.


Humberto Gomes destacou também que o Hospital Nossa Senhora da Guia vem contribuindo para desafogar o fluxo de gestantes na Maternidade Santa Mônica, já que o hospital passou a receber gestantes de baixo e médio risco de todo o estado.


“Apesar de prestarmos às gestantes do SUS um atendimento com qualidade de maternidade privada, os recursos de incentivo do Promater não são suficientes para reduzir os prejuízos mensais que temos na unidade”, alertou o provedor.