Alagoas

Cooperativa Educacional de Xingo promove desfile no dia 7

 

03/09/2011 08h08
A Cooperativa Educacional de Xingo (Coopex), instalada no município de Piranhas, está organizando um grande desfile, para o próximo dia 07, data em que o Brasil comemora sua independência. A unidade vai se juntar a mobilização de escolas municipais e estaduais e contar a história do cooperativismo a comunidade. Com 15 anos de história a Coopex, formada por professores e pais de alunos, possui hoje uma educação de excelência e quase 300 alunos.

A presidente da cooperativa, Arleide Gomes, contou que a participação dos alunos de forma voluntária chamou a atenção dos professores. A unidade trabalha o Programa Cooperjovem, com alunos do ensino fundamental, mas o momento cívico contará com alunos do ensino infantil até o médio. O programa debate os princípios, valores e a prática da cooperação.

A apresentação iniciará com o desfile de alunos vestidos como os tecelões do bairro de Rochdale-Manchester, na Inglaterra, onde historicamente surgiu a primeira cooperativa moderna do mundo. As crianças do ensino maternal vão fantasiadas com as cores dos mascotes do cooperativismo. Meninos de azul, como o personagem Pinho, e meninas de rosa como a personagem Pinha.

“Queremos mostrar a comunidade como o cooperativismo aconteceu no mundo e no Brasil. Para nós o cooperativismo foi transformador e sabemos que em 15 anos de atividade muitas pessoas não conhecem nosso trabalho. Essa será a oportunidade”, enfatizou Arleide Gomes. O grupo será embalado por uma banda fanfarra de Paulo Afonso (BA).