Alagoas

Mineração Vale Verde é tema de reunião em Craíbas

Jos&eacute; Thomaz Non&ocirc; e prefeito Dinho Leite discutem projetos de infra-estrutura<br />

02/09/2011 20h08
O vice-governador José Thomaz Nonô esteve em Craíbas, nesta sexta-feira (2), para participar de reunião com o prefeito Dinho Leite, secretários e vereadores do município. A reunião teve como pauta os projetos de infra-estrutura para receber o projeto Serrote da Laje, da Mineração Vale Verde (MVV).

“A Mineração Vale Verde é um empreendimento estruturante e importante para o desenvolvimento de Alagoas e, especialmente, das regiões Agreste e Sertão. O projeto traz a probabilidade de o Estado se transformar em um grande produtor e exportador de bens minerais”, afirmou José Thomaz Nonô.

O projeto consiste na exploração de cobre, ferro e ouro, entre Craíbas e Arapiraca, no agreste alagoano. Recentemente a MVV recebeu do Instituto do Meio Ambiente (IMA) a renovação da Licença de Instalação, que prorroga as atividades de exploração até agosto de 2013.

Até o momento já foram identificadas cerca de 150 milhões de toneladas de reservas de metal, na jazida do município de Craíbas, gerando mais 15 anos de atividades da empresa de mineração na região. A expectativa é que sejam gerados 1.800 empregos diretos, beneficiando a população e os municípios envolvidos.

A Mineração Vale Verde está instalada no Estado há três anos. Neste período, já foram investidos mais de R$ 70 milhões em estudos e pesquisa para processo de montagem do parque industrial, que deve iniciar a construção no final de 2012. A estimativa é que, com o início da mineração, a atividade gere recursos de aproximadamente R$ 684 milhões por ano.

De acordo com o prefeito, Dinho Leite, o objetivo da reunião foi de confirmar o apoio do Estado para cursos de capacitação e para a preparação da cidade para receber as atividades da empresa. Segundo Dinho Leite, a autorização dada pelo governador Teotonio Vilela Filho para o lançamento do edital para a contratação da primeira Parceria Público-Privada de Alagoas - A PPP do Agreste - viabilizará mais avanços para a região.

“Com a nova adutora, será solucionado a falta de água. Teremos uma extensão de 7km para o fornecimento de 500 m³ de água por hora para a Mineração Vale Verde, que será um importante setor para desenvolvimento econômico do Agreste e do nosso Estado”, disse o prefeito.