Futebol

Em parceria com o hemoal, Jaciobá faz mutirão para doação de sangue

Ação é realizada durante esta quinta (14) em Pão de Açúcar

Por Ascom/Jaciobá 14/02/2019 09h09
Em parceria com o hemoal, Jaciobá faz mutirão para doação de sangue
Jaciobá promove doação de sangue - Foto: Ascom/Jaciobá

O Jaciobá Atlético Clube, (JAC), em parceira com o Hemoal, estão promovendo nesta quinta-feira, 14, um grande mutirão de doação de sangue. A ação se dará na avenida Bráulio Cavalcante, das 08:30 às 16:00 horas.

Segundo o diretor de comunicação e marketing do JAC, Fagno Pinto, a ação conjunta desta quinta-feira com o Hemoal, tem como finalidade, auxiliar o órgão na captação de sangue para o período de carnaval, um dos pontos mais críticos no calendário de festas.
 
“O intuito é aumentar previamente o estoque de sangue do Hemoal. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% do material armazenado é consumido no período carnavalesco, e os problemas não param por ai. Além da queda vertiginosa na quantidade de bolsas disponível, também caem os números de doadores mais fieis, e os que surgem, muitas vezes não são compatíveis”.  Disse.
 
Assim, o Jaciobá busca cumprir sua função social e promove em conjunto com o Hemoal esse grande esforço, afim de salvar vidas.
 
“Já sensibilizamos nossa comissão técnica, atletas e demais funcionários. Agora, vamos buscar voluntários no meio da nossa torcida e da população em geral. Precisamos mostrar o grave problema que é o desabastecimento de sangue em todo o país. A nossa pretensão é de atingirmos 30 doadores nesta quinta-feira”. Finalizou o diretor.
Fagno Pinto também informou que serão sorteados diversos brindes para aqueles que participarem da doação.
 
Os pretensos doadores devem se encaixar em requisitos básicos, como estar alimentado, descansado, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação ou não fazer parte de grupos de risco para doenças transmitidas pelo sangue, como hepatites B e C, HIV e sífilis, entre outras. 
 
Todo o sangue doado é reposto pelo organismo em até 15 dias e não há risco significativo para o doador, inclusive porque antes da doação é feita uma entrevista clínica completa, que detecta com segurança possíveis riscos".
 
Para ser um doador, é preciso:

- Sentir-se bem e com saúde.
- Ter entre 16 e 70 anos.
- Autorização de pais ou responsáveis, se for menor de idade.
- Apresentar documento com foto.
- Dormir bem na noite anterior à doação.
- Fazer uma refeição leve antes da doação.
- Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.

Após a doação, é bom ter alguns cuidados, como:

- Beber bastante líquido, pois ajuda a repor o volume que saiu do organismo.
- Evitar carregar peso e fazer esforço físico.
- No caso dos fumantes, evitar fumar por, pelo menos, duas horas.