Futebol

Há 18 anos, ASA vencia o CSA por 1x0 e conquistava o Campeonato Alagoano

Por Augusto Oliveira - Estagiário 09/07/2018 12h12
Há 18 anos, ASA vencia o CSA por 1x0 e conquistava o Campeonato Alagoano
ASA no inesquecível titulo de 2000 - Foto: Arabola

O dia 9 de julho é especial para o torcedor do ASA. Nessa data em 2000, o Alvinegro conquistou o Campeonato Alagoano ao vencer o CSA, em Maceió, por 1x0, com gol de Jaelson. Hoje, os torcedores comemoram 18 anos da conquista.

Foram tres partidas na decisão do estadual contra o CSA. Em Arapiraca, o Azulão venceu a primeira por 3x1. E precisando vencer para ainda ter chances, o Fantasma fez 2x1 no segundo jogo, que aconteceu em Maceió.

O duelo decisivo também aconteceu no Estádio Rei Pelé. Se fosse campeão, o CSA conquistaria o quinto título consecutivo. Mas aos 25 minutos do segundo tempo, o volante Jaelson aproveitou o cruzamento e fez o gol histórico para o ASA.

Jaelson lembra o gol como se fosse hoje. Ao site oficial do ASA, o ex-volante relembra esse dia especial para ele e o clube.

“Chegamos ao Rei Pelé e o estádio estava lotado. O torcedor do ASA também compareceu, mas em um número bem menor. No vestiário, o Quinho (Dr. Luiz Henrique) nos mostrou um CD que cantava o título do CSA em cima dos matutos. Depois que ouvimos aquilo, os olhos de todos os jogadores brilharam e o Quinho perguntou se deixaríamos aquilo acontecer. Entramos no jogo mordendo. Enquanto a bola viajava, eu estranhava o porquê de não estar sendo marcado por ninguém. Parecia que nenhum adversário me via sozinho dentro da área. Naquele momento eu me lembrei do sonho que minha irmã teve dias antes do jogo, que dizia que eu marcaria o gol do título do ASA. A bola chegava e eu pensava na minha irmã. Foi quando eu cabeceei e fiz o gol do título."

Confira a ficha técnica do jogo que garantiu o título ao ASA:

CSA 0x1 ASA – 9 de Julho de 2000 – Estádio Rei Pelé, Maceió-AL – Gol de Jaelson

CSA – Ailton Cruz; Ayupe, César Xavier, Da Silva e Ramon; China, Édson Baiano, Rodrigo (Fabinho) e Wilson (Léo); Alessandro (Erivaldo) e Sandro.

ASA – Róbson; Régis, Flávio, Márcio Gaia e Marquinhos; Jaelson, Clayton, Mateus (Hélio) e Jackson (Peta); César (Fuscão) e Serginho.

Árbitro: Edílson Pereira de Carvalho (SP). Assistentes: Admilson de Lima e Edésio Fernandes (AL).