Fórmula 1

Alonso revela que pensou em deixar F1 ao fim de 2017

Por 7 Segundos Arapiraca com Grande Prêmio 13/03/2018 21h09
Alonso revela que pensou em deixar F1 ao fim de 2017
McLaren

Em meio ao caos que foi a temporada 2017 da McLaren, Fernando Alonso quase tomou uma decisão drástica. Sofrendo com a falta de confiabilidade e de resultados, o espanhol revelou que chegou a pensar em abandonar a F1 em definitivo para buscar a Tríplice Coroa do automobilismo. Mas voltou atrás: Alonso não quis colocar um ponto final na jornada em uma fase tão negativa.

“Eu pensei na possibilidade de trocar de campeonato e deixar a F1”, confirmou Alonso, entrevistado pela revista ‘F1 Racing’. “Depois da Indy 500 do ano passado, quando corri na Áustria e em Silverstone, eu pensei ‘ano que vem talvez eu tente outro campeonato. Eu poderia me comprometer com a Tríplice Coroa e andar em Indy e Le Mans, talvez seja o melhor’. Mas não pareceu a hora certa para isso. Não agora, não com esses resultados, não com essa sensação. Eu sabia que passaria o resto da minha vida me arrependendo disso, ficaria com esse gosto ruim pelo resto da carreira”, explicou.

A impressão de que a paciência de Alonso estava se esvaindo era percebida por quem via de fora. Mesmo assim, esta é a primeira vez que o espanhol confirma abertamente que a sequência na F1 esteve em risco.

Mas a história já é outra. Sem motor Honda em 2018, trocado pelo Renault, a McLaren vive um momento de otimismo. A pré-temporada, apesar de novos problemas de confiabilidade, indicou um carro mais competitivo do que nos últimos anos.

“Eu ainda quero sucesso, definitivamente. O trabalho ainda não terminou para mim e a McLaren. Acho que esse é o ano em que as coisas vão mudar, tenho bastante convicção disso”, avaliou Alonso.

“Estamos de volta à normalidade, de volta à sensação de passar por treinos e classificação sabendo que você deveria estar no top-5. E sabendo que, se você for bem, dá para ir ao pódio. Com algo muito especial, dá para vencer. Essa motivação e o preparo para isso são coisas que fizeram falta”, encerrou.

Alonso vive jejum marcante na F1. A última vitória veio no GP da Espanha de 2013, enquanto o último pódio foi no GP da Hungria de 2014.

A nova chance de superação para Alonso começa em 25 de março, dia do GP da Austrália de 2018.