Esportes Brasil

As mudanças na Copa do Nordeste podem beneficiar o ASA pelo ranking

Por Claudio Barbosa 23/12/2017 22h10
As mudanças na Copa do Nordeste podem beneficiar o ASA pelo ranking
ASA na Copa do Nordeste em 2013 - Foto: Divulgação/ASA

Foram divulgadas recentemente as modificações no regulamento da Copa do Nordeste, que definiram os critérios de classificação para os próximos anos. A partir de 2019, estarão classificados diretamente para a competição os campeões estaduais em 2018, além das equipes melhor posicionadas no ranking nacional de clubes da CBF.

Ainda de acordo com regulamento, a Copa do Nordeste - edição de 2019- será disputada por 20 equipes. O primeiro critério de classificação continua sendo ser campeão estadual. O segundo critério, por sua vez, credencia as três melhores federações ranqueadas com uma vaga para o melhor time posicionado em cada federação.

Neste critério, os Estados de Pernambuco (7º no ranking), Bahia (9º) e Ceará (10º) ficam com uma vaga cada, já diretamente na fase de grupos. Os clubes beneficiados são: Sport (15º no ranking), Vitória (18º) e Ceará (27º). Os campeões estaduais são os outros participantes dos grupos.

Pré-Copa do Nordeste

O mata-mata preliminar do Nordestão, também chamado de pré-Copa do Nordeste, será definido de acordo com o terceiro e o quarto critérios.

O terceiro critério premia as outras seis federações nordestinas que seguem o ranking: Alagoas, que está em 12º, Rio Grande do Norte em 13º, Maranhão que é o 15º, Paraíba na 16ª posição, Sergipe em 17º e o Estado do Piauí em 18º. Cada federação tem direito a uma vaga para o melhor clube ranqueado no próprio Estado.

Com base nesse critério relacionado ao ranking, mesmo que não conquistem o estadual, estarão garantidos na fase preliminar do Nordestão: CRB, que ocupa a 36º posição, sendo o melhor do ranking em Alagoas; ABC que é o 31º e melhor posicionado do Rio Grande do Norte; Sampaio Corrêa, que ocupa a 39º posição sendo o melhor no ranking do Maranhão; Botafogo-PB, que está em 45º, sendo o melhor colocado da Paraíba; Confiança, que está em 54º, sendo o melhor ranqueado de Sergipe e, por último, o River que está na 60ª posição, melhor posicionado do Piauí.

Caso uma equipe beneficiada pelo ranking da CBF seja campeã estadual, a vaga ficará automaticamente com o clube que estiver melhor posicionado logo na sequência.

Sendo assim, em Alagoas o CRB está com a sua vaga na fase preliminar assegurada pelo ranking.  Mas, caso o Galo conquiste o título estadual em 2018, a vaga destinada a Alagoas para pré-copa do Nordeste será do ASA. O time arapiraquense é o segundo melhor colocado do Estado, ocupando a 47ª posição no ranking nacional.

O quarto e último critério de classificação, é o que garante duas vagas na fase preliminar para as duas federações melhor colocadas no ranking da CBF. Com isso, Santa Cruz (25º no ranking) e Bahia (21º), têm vaga garantida.