Esportes Brasil

Flamengo é denunciado em dois artigos e veredito sai somente em 2018

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 19/12/2017 16h04
Flamengo é denunciado em dois artigos e veredito sai somente em 2018
Polícia não conseguiu conter a ação de vândalos no Maracanã - Foto: Reprodução

O Flamengo foi denunciado em dois artigos pelo Tribunal de Disciplina da Conmebol, em virtude dos problemas ocorridos no jogo com o Independiente da Argentina, na final da Sul-Americana. . O documento cita seis incidências do jogo do Maracanã. Pelo artigo 11.2, trata de lançamento de objetos em campo, uso de fogos de artifício e materiais pirotécnicos, "causar danos" , falta de ordem e disciplina antes, durante e após a partida, além da não identificação de causadores de tumulto e agressões, o que pode penalizar o clube. Não foi citada invasão de campo.

Além disso, no regulamento específico da Sul-Americana, o clube foi denunciado pelo artigo 20, que trata da segurança da partida e responsabiliza o clube pela organização do jogo como mandante seja com medidas preventivas, seja com policiais e agentes particulares contratados. 

As punições previstas estão estabelecidas no artigo 22 do Regulamento Disciplinar e vão desde advertência a multa de US$ 400 mil a exclusão de competições, passando por perda de mando de campo até a obrigação de tirar partida de um país.

Como será o julgamento? 

A unidade disciplinar tem cinco membros. Mas não podem participar dois, por que um é brasileiro e o outro argentino. O regulamento impede a participação de membros nascidos no país dos clubes denunciados. Então um Paraguaio, um venezuelano e um chileno receberão todo material colhido. Assim, farão análise individualmente e depois, por  videoconferência, a decisão será anunciada em conjunto.

O anúncio

Se houver punição, a sentença será anunciada antes da próxima taça Libertadores da América. Qualquer sanção só vai sair depois do dia 7 de janeiro, quando termina o recesso.