Esportes Mundo

"El País" afirma que a Fifa ameaça excluir Espanha da Copa; saiba o motivo

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 15/12/2017 11h11
'El País' afirma que a Fifa ameaça excluir Espanha da Copa; saiba o motivo
Eleição de Ángel Maria Villar gerou toda polêmica na Espanha - Foto: AP

Considerada uma das favoritas ao título mundial no próximo ano, a seleção espanhola está ameçada de não jogar a Copa do Mundo da Rússia, segundo o jornal "El País". O conceituado jornal afirma nesta sexta-feira que a Fifa está ameaçando suspender a Real Federação de Futebol Espanhol (RFEF) do quadro de associados por interferência do governo do país na entidade. Esta punição tiraria a Roja de qualquer competição organizada pela organização máxima do futebol mundial, incluindo o Mundial de 2018.

Segundo a publicação espanhola, a Fifa enviou uma "carta dura" advertendo a RFEF de influências do governo espanhol. O motivo seria uma proposta do Conselho Superior de Esportes (CSD, na sigla em espanhol) de repetir as eleições realizadas para a presidência da federação, em maio, por conta de suposta fraude no pleito que reelegeu Ángel María Villar, preso em julho.

A Fifa considera que a intervenção do CSD (espécie de Ministério dos Esportes da Espanha) é uma interferência governamental, colocando em risco a autonomia da federação de futebol - o que seria uma violação ao estatuto da entidade que controla o esporte em todo o mundo. A Fifa costuma agir de forma dura diante de casos de intervenção política nas federações - nos últimos anos, suspendeu equipes como Iraque (2009), Nigéria (2014) e Indonésia (2015).

A Espanha está no grupo B da Copa do Mundo, ao lado de Portugal, Marrocos e Irã. A equipe comandada por Vicente del Bosque tem estreia prevista no Mundial para o dia 15 de junho, contra os portugueses, em Sochi.