Esportes Brasil

Chape na Libertadores, Avaí e Coritiba rebaixados, Sport e Vitória escapam da degola

Por Claudio Barbosa com Agência Futebol Interior 03/12/2017 20h08
Chape na Libertadores, Avaí e Coritiba rebaixados, Sport e Vitória escapam da degola
Flamengo e Vitória fizeram grande jogo no Barradão - Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

A 38ª e última rodada do Brasileirão aconteceu toda na tarde deste domingo e o que não faltou foi emoção. O campeão foi o Corinthians, que confirmou o título na 35ª rodada. Com os resultados deste domingo, estão garantidos na fase de grupos da Libertadores os seis primeiros colocados da Série A: Corinthians, Palmeiras, Grêmio (campeão da Libertadores desse ano), Santos, Cruzeiro (campeão da Copa do Brasil) e Flamengo. Para a fase prévia da competição, se classificaram Vasco e Chapecoense.

Definição dos times rebaixados. A rodada definiu os dois últimos rebaixados da Série A. Além de Atlético-GO e Ponte Preta, também disputarão a Série B no ano que vem Coritiba e Avaí.

Chape faz história

Com uma virada heroica, com gol aos 49 minutos do segundo tempo, a Chapecoense bateu o Coritiba por 2 a 1, na Arena Condá, em Chapecó-SC, se garantiu na pré-Libertadores e rebaixou o Coxa. Com a virada, o time paranaense ficou com os mesmos 43 pontos do Vitória, mas foi rebaixado no saldo de gols, ficando em 17º. Já a Chape termina em oitavo, com 54 pontos. O Coritiba não era rebaixado há sete anos.

Vitória mantido e Fla na Libertadores 

Quem gostou muito da derrota do Coritiba foi o Vitória, que perdeu por 2 a 1 para o Flamengo, no Barradão, em Salvador-BA, e só não caiu por causa do tropeço do Coxa. O Vitória termina em 16º, com 43 pontos. O resultado serviu para adiantar o Flamengo na fase de grupos da Libertadores, com 56 pontos, em sexto. O time carioca ainda tem a final da Copa Sul-Americana pela frente.

Caso o Flamengo seja campeão da Copa Sul-Americana, o Brasileirão terá G-9, e o Atlético-MG, que terminou na nona posição, ainda pode ser agraciado com uma vaga para a Pré-Libertadores. Já o Vasco, curiosamente, seria o primeiro time a se beneficiar da conquista rubro-negra e iria direto para a fase de grupos da Libertadores.

Um eventual G-9 também abriria uma vaga para a Sul-Americana, e o Sport, 15º colocado, seria mais um time brasileiro a jogar a segunda competição mais importante do continente no ano que vem.

Leão se salvou na Ilha

Dos quatro que lutavam contra o rebaixamento, o Sport foi o único que venceu, por 1 a 0 diante do Corinthians, na Ilha do Retiro, em Recife-PE. Assim, o Leão se manteve fora da zona de rebaixamento, em 15º, com 45 pontos. Campeão, o Corinthians fecha o torneio com 72 pontos.

Botafogo fora da Libertadores

Com um desempenho horrível nas últimas rodadas, o Botafogo conseguiu o feito de ficar fora da Libertadores 2018. O Alvinegro empatou por 2 a 2 com o Cruzeiro, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro-RJ, e acabou caindo para décimo, com 53 pontos, indo apenas para a Sul-Americana. Sem maiores pretensões no torneio, o Cruzeiro, que venceu a Copa do Brasil, termina em quinto, com 57 pontos.

Dependentes do Flmengo ...

O Vasco até fez a sua parte, vencendo a Ponte Preta por 2 a 1 no estádio de São Januário, mas terminou atrás do Flamengo, indo para a Pré-Libertadores e perdendo a vaga na fase de grupos para o rival. O Cruz-maltino fica em sétimo, com 56 pontos. A Ponte Preta já estava rebaixada e termina o campeonato em 19º, com 39 pontos. Contudo, caso o Flamengo seja campeão da Copa Sul-Americana, uma nova vaga na fase de grupos será aberta, classificando o Vasco.

...ASSIM COMO O GALO
O Grêmio surpreendeu, com um time totalmente reserva após o título da Libertadores, o Tricolor deu trabalho para o Atlético-MG, mas o Galo saiu com uma vitória suada por 4 a 3, com gol no fim. Com isso, o Atlético-MG fica em nono, com 54 pontos, e pode ir para a pré-Libertadores caso o Flamengo vença a Sul-Americana diante do Independiente, o que abrirá uma nova vaga. O Grêmio termina em quarto, com 62 pontos.

São Paulo e Bahia na Sul-Americana

Após brigar contra o rebaixamento, o São Paulo até se viu podendo ir para a Libertadores na última rodada, mas sofreu o empate por 1 a 1 do Bahia, no estádio do Morumbi, em São Paulo capital, e termina o torneio em 13º, com 50 pontos, empatado com o próprio Bahia, 12º colocado. Ambos irão à Sul-Americana.

Flu garantiu vaga

O Fluminense visitou o lanterna e já rebaixado Atlético-GO no estádio Olímpico, em Goiânia-GO, mas não passou de um empate por 1 a 1, que confirma o Tricolor carioca na Copa Sul-Americana, em 14º, com 47 pontos. O Dragão fecha o torneio em 20º, com 36 pontos. Sem marcar na partida de hoje, Henrique Ceifador termina o Brasileirão como artilheiro, empatado com Jô, do Corinthians, com 18 gols cada.

Palmeiras perde... mas é o 2º colocado

Numa disputa pela vice-liderança, que rende uma premiação um pouco maior que a do 3º colocado, o Palmeiras perdeu por 3 a 0 para o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba-PR, mas garantiu o 2º lugar, com 63 pontos ganhos. Já o Furacão fecha com 51 pontos, em 11º.

Confira os resultados da 38ª rodada

Botafogo 2 x 2 Cruzeiro

Vasco 2 x1 Ponte Preta

Santos 1 x 1 Avaí

São Paulo 1 x 1 Bahia

Atlético-MG 4 x 3 Grêmio

Atlético-PR 3 x 0 Palmeiras

Sport 1 x 0 Corinthians

Vitória 1 x 2 Flamengo-RJ

Atlético-GO 1 x 1 Fluminense

Chapecoense 2 x 1 Coritiba