Esportes Brasil

Última rodada do brasileirão terá briga contra o rebaixamento e por vaga na libertadores

Por Claudio Barbosa com Redação Goal 02/12/2017 18h06
Última rodada do brasileirão terá briga contra o rebaixamento e por vaga na libertadores
Estádio Manoel Barradas ( Barradão), local do jogo Vitória e Flamengo - Foto: Divulgação/ Vitória

O Corinthians já garantiu o título na 35ª rodada, e dois clubes [Atlético-GO e Ponte Preta] já estão matematicamente rebaixados. Mas se você acha que tem pouca coisa em jogo para a última rodada do Brasileirão, que neste domingo (3) terá todos os dez jogos disputados a partir das 16h (de Alagoas), está muito enganado.

Restam ainda as brigas pelas vagas na Libertadores, com sete equipes em busca de três vagas garantidas – para não dependerem de um título do Flamengo na Copa Sul-Americana. E, claro, o drama para fugir do rebaixamento, com outros quatro times sabendo que dois irão para a segundona. Além disso, o bônus da vaga na  próxima Copa Sul-Americana. 

Rebaixamento

De acordo com os cálculos do matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Avaí é quem está mais perto de cair [83% de chance]. Para evitar a Série B, os catarinenses precisam vencer o Santos na Vila Belmiro. Qualquer resultado contrário não serve, isso porque o time da Ressacada tem 42 pontos – com um empate poderia até igualar outros adversários em pontos, mas perderia em número de triunfos.

O Sport, 17º colocado e time que abre hoje o Z-4, tem 65% de chances de descenso e somou 42 pontos até o momento. Entretanto, enfrentar o já campeão Corinthians dentro da Ilha do Retiro pode ajudar. E esse é o objetivo, já que o Leão também tem a obrigação de vencer [por ter saldo de gols inferior a Coritiba e Vitória].

Com 36% de chances de cair, o Coritiba precisa bater a Chapecoense fora de casa para permanecer na elite. O Coxa, que soma 43 pontos, também pode empatar, mas aí teria que torcer para  que Avaí e Sport não vençam os seus desafios. A situação é muito parecida com a do Vitória, que tem 16% de risco de degola: o Rubro-Negro baiano tem que bater o Flamengo no Barradão, e se empatar  precisa torcer para que dois dentre os três times citados [Avaí, Sport e Coritiba] não vençam.

Libertadores

Flamengo, Vasco, Botafogo, Chapecoense e Atlético-MG são as equipes que ainda brigam por vaga na Libertadores. Bahia e São Paulo também podem sonhar; Hoje, a vaga será concedida até o oitavo colocado [por causa do título da Libertadores por parte do Grêmio].

Ainda segundo os cálculos do site Infobola, o Flamengo é quem está mais perto de se garantir no certame continental [83% de chance]. Para isso, precisa vencer o Vitória no Barradão. Mas um empate também pode garantir a vaga... a não ser que Chapecoense ou Atlético-MG consigam goleadas inimagináveis.

Com os mesmos 53 pontos do Flamengo, o Vasco [80% de chances] precisa vencer a já rebaixada Ponte Preta em São Januário. Se empatar terá que torcer por derrotas de Chapecoense e Atlético-MG.

Em queda livre, o Botafogo aparece correndo por fora: 59% de chances de conseguir a vaga. Para isso, precisa bater o Cruzeiro dentro do Nilton Santos ou simplesmente torcer para derrotas de Chape e Atlético-MG.

A heroica Chapecoense tem 43% de chances, e precisa vencer o ameaçado Coritiba em casa e torcer por tropeços de Botafogo ou Vasco, ou uma derrota do Flamengo. Já o Atlético-MG, 10º colocado com os mesmos 51 pontos da Chape, tem 31% de chances: precisa bater o Grêmio em Belo Horizonte e secar três das quatro equipes que estão em sua frente [Chapecoense, Botafogo, Vasco e Flamengo].

O título continental do Grêmio também reviveu as esperanças de Bahia e São Paulo. Ambos possuem 2% de chances, e se enfrentam neste domingo no Morumbi. Quem vencer, no entanto, ainda precisa torcer por uma derrota do Botafogo e superar o Glorioso no saldo de gols [a equipe carioca tem + 3, contra +2 dos baianos e -1 dos são-paulinos].

Sul Americana

A briga pela vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana se restringe a Fluminense e Atlético-PR. Com um total de 46 pontos somados, o Tricolor Carioca ocupa a 14ª posição e só conseguirá entrar entre os participantes do segundo principal torneio continental se ocupar a vaga dos paranaenses.

Por isso mesmo, a conta é simples: a equipe de Abel Braga precisa vencer o já rebaixado Atlético-GO e torcer para o Furacão ser derrotado na Arena da Baixada pelo Palmeiras.

Jogos da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A

Domingo, 03 de dezembro

 Atlético-GO x Fluminense 

Atlético-MG x Grêmio 

Atlético-PR x Palmeiras 

Botafogo x Cruzeiro 

Chapecoense x Coritiba

Santos x Avaí 

São Paulo x Bahia 

Sport x Corinthians

Vasco x Ponte Preta

Vitória x Flamengo