Futebol Alagoano

Com nova fórmula aprovada ASA enfrentará o CRB em Arapiraca

Por Claudio Barbosa 17/11/2017 17h05
Com nova fórmula aprovada ASA enfrentará o CRB em Arapiraca
Aprovada a fórmula de disputa do alagoano - Foto: Smack Neto

Aconteceu nesta sexta-feira ( 17) o Conselho Arbitral para o Campeonato Alagoano da Primeira  Divisão em 2018. O encontro promovido pela Federação Alagoana de Futebol (FAF) aconteceu no auditório do Hotel Best Western (antigo Radisson), em Maceió.  O campeonato começa no dia 21 de janeiro e vai ser concluído em 8 de abril. Só o Murici foi contrário, porém, foi voto vencido. 

Nove clubes disputam o Alagoano de 2018: CSA, CRB, ASA, CSE, Coruripe, Murici, Santa Rita, CEO e Dimensão Saúde.

Fórmula de disputa

No encontro foi definida a fórmula de disputa do Campeonato. Conforme o Portal 7 Segundos já havia antecipado, a primeira fase será realizada em turno único, com os nove clubes jogando em partida só de ida.

Os quatro primeiros colocados irão para a semifinal, quando haverá o chamado cruzamento olímpico, com jogos de ida e volta. O  mando de campo da segunda partida será para quem fizer a melhor campanha na primeira fase,

Desse cruzamento sairão as duas equipes que vão disputar as finais do campeonato, também em dois jogos. O mando de campo para a segunda partida fica com o time que tiver a maior quantidade de pontos em todas as fases anteriores.

Já os dois últimos colocados da Primeira Fase serão rebaixados à segunda divisão de 2019.

CLÁSSICO CSA x CRB

Com apenas um turno, o mando do clássico CRB e CSA no Alagoano foi definido por sorteio.  O CRB será o mandante do primeiro jogo entre os rivais e terá direito a 70% da carga de ingressos. Já o CSA, na condição de visitante, fica com os 30% restantes dos bilhetes.

Com o ASA

Como CRB será o mandante no clássico com o CSA, vai enfrentar o ASA em Arapiraca, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca.

Sendo assim, o jogo envolvendo CSA x ASA será em Maceió, no estádio Rei Pelé.

Segundo o presidente da FAF, Felipe Feijó, a tabela do Campeonato Alagoano de 2018 será divulgada até o dia 22 deste mês, ou seja, 60 dias antes da competição.

VAGAS NO NORDESTÃO E COPA DO BRASIL
 

O campeão Alagoano garante vaga na Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2019. O vice-campeão tem lugar garantido apenas na Copa do Brasil, assim como o terceiro colocado.

VAGA NA SÉRIE D

O campeão e o vice ficam com vaga na Série D de 2019. Se forem CSA e CRB, que já estão classificados em divisões nacionais, as vagas ficam de acordo com a classificação final do Alagoano.

Em 2018, Santa Rita e Murici garantiram vaga na Série D através do Alagoano.

Inscrição de Jogadores

A FAF apresentou a proposta e foi aprovada pelos clubes. Cada equipe vai poder inscrever 33 jogadores, sendo cinco jogadores com idade de sub-23.

Os clubes precisam ter 18 jogadores inscritos para a primeira rodada do Alagoano. Se não cumprir, estará automaticamente eliminado da competição.

Treinadores

Cada clube só poderá contratar no máximo dois treinadores para toda a competição. Em resumo, só um troca será permitida.

Transição 

A temporada de 2018 é considerada pela Federação Alagoana como de transição, na qual o Campeonato Alagoano terá nove participantes, incluindo apenas um que obteve o acesso, exatamente o Dimensão. Na temporada 2018 voltam a cair dois clubes, para que em 2019 o campeonato da primeira divisão seja disputado por oito equipes.

Valores dos ingressos

O valor mínimo do ingresso será de R$ 10,00 e o máximo de R$ 40,00. Ficou estabelecido que o visitante deverá ter uma carga de 10% do total para venda. O clube que não permitir a cota mínima será punido.

Laudos dos estádios

Os clubes têm até o dia 11/01/18 para definirem o local das partidas e enviar os laudos de Comissão de Vistoria e Inspeção. Todos os estádios precisam de iluminação artificial para os jogos à noite.

De acordo com a Federação Alagoana de Futebol (FAF), os laudos do Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, irão se vencer no dia 05 de janeiro de 2018.

Nos Estádio Gerson Amaral, em Coruripe,  Estádio Olival Elias de Moraes, em Boca da Mata, Estádio José Gomes da Costa, em Murici, Estádio Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios, estão com laudos com laudos prestes a vencer.

Quanto ao Estádio Edson Matias, da cidade Olho D’Água das Flores, todos os laudos estão vencidos, segundo informou a FAF.

Base

O clubes serão obrigados a disputar  duas competições de base, sendo o alagono sub 20 e uma outra, que poder´ser sub 15 ou sub 17.