Futebol Alagoano

Conselho Arbitral do campeonato alagoano acontece nesta sexta-feira, em Maceió

Por Claudio Barbosa 16/11/2017 19h07
Conselho Arbitral do campeonato alagoano acontece nesta sexta-feira, em Maceió
Depois d realização do Fórum do Futebol Alagoano, acontece o Conselho Arbitral - Foto: Ailton Cruz/ Gazetaweb

Acontecerá nesta sexta-feira ( 17), a partir das 15 horas, o Conselho Arbitral para o Campeonato Alagoano 2018. O encontro promovido pela Federação Alagoana de Futebol (FAF) vai acontecer no auditório do Hotel Best Western (antigo Radisson), em Maceió.

Na próxima temporada nove equipes disputarão a primeira divisão do Estado: CRB, CSA, ASA, Murici, CSE, Coruripe, CEO, Santa Rita e o novato Dimensão Saúde.  A competição deve começar no dia 21 de janeiro e a grande final está prevista para 8 de abril.

A proposta a ser apresentada pela FAF é a seguinte: na primeira fase, os nove clubes jogarão entre si em partidas de ida, classificando-se os quatro primeiros colocados para a semifinal. Já os dois últimos colocados nesta Primeira Fase serão rebaixados à segunda divisão de 2019. Os clubes que forem disputar a semifinal farão um cruzamento olímpico, para que sejam conhecidas as duas equipes classificadas para a grande final.

Transição 

A temporada de 2018 é considerada pela Federação Alagoana como de transição, na qual o Campeonato Alagoano terá nove participantes, incluindo apenas um que obteve o acesso, exatamente o Dimensão. Na temporada 2018 voltam a cair dois clubes, para que em 2019 o campeonato da primeira divisão seja disputado por oito equipes.

Segurança

Pensando na segurança e na credibilidade do Estadual, o presidente da Federação Alagoana, Felipe Feijó, firmou uma parceria com a empresa Sport Radar, líder mundial em prevenção, detecção e inteligência no combate à manipulação de resultados. Todas as partidas do Campeonato Alagoano 2018 contarão com um Sistema de Detecção de Fraudes (FDS) em parceria com a empresa.

As bancas de apostas espalhadas em todo o Estado serão monitoradas pela Sport Radar, que informará à Federação Alagoana de Futebol (FAF) qualquer suspeita relacionadas à manipulação de resultado no Estadual da próxima temporada.

Sorteios

Outra novidade para o torcedor será a promoção na compra de ingressos para os jogos do Campeonato Alagoano 2018. Os torcedores que forem ao estádio e guardarem o canhoto do ingresso, irão concorrer a uma camisa do seu clube. De acordo  com a FAF, os sorteios ocorrerão no intervalo das partidas. Os detalhes e o regulamento dessa promoção serão divulgados em breve pelo Departamento de marketing da Federação.

Tecnologia na Arbitragem

A arbitragem alagoana receberá novos investimentos da Federação para o Alagoano 2018. O presidente da Comissão de Arbitragem da FAF, Charles Hebert, anunciou durante o Fórum do Futebol Alagoano a aquisição do aplicativo IAFUT. A ferramenta será utilizada por analistas de campo para avaliar o desempenho dos árbitros a cada partida no Campeonato Alagoano.

“O IAFUT vai ser integrado a um sistema de gestão de árbitros da Federação. O aplicativo será responsável pelas emissão das notas e pelo detalhamento da atuação dos profissionais nas partidas. A partir desse processo, as notas e as decisões acertadas e equivocadas dos árbitros serão publicadas no portal da transparência da arbitragem, que será integrado ao site da Federação”, explicou Charles Herbert, presidente da CA-FAF.