Esportes Mundo

Suíça e Croácia garantem vagas e Copa da Rússia já tem 28 seleções confirmadas

Por Claudio Barbosa com Lance 12/11/2017 18h06
Suíça e Croácia garantem vagas e Copa da Rússia já tem 28 seleções confirmadas
A Suiça garantiu sua presença na Copa da Rússia em 2018 - Foto: AFP

A Suíça e a Croácia se classificaram para a Copa do Mundo do ano que vem, que será realizada na Rússia. Com isso, aumentou para 28 o número de seleções que já estão garantidas no mundial-2018. O sorteio dos grupos será realizado em 1º de dezembro. Resta à definição de apenas quatro vagas, todas de repescagem.

Confira as seleções que estão garantidas na Copa da Rússia:

- A Rússia será sede do Mundial pela primeira vez e, por isso, já está garantida na competição. Na Copa das Confederações, as donas da casa não conseguiram passar da fase de grupos, que tinha também Nova Zelândia, México e Portugal.

- A Seleção Brasileira seguirá sendo a única a participar de todas as Copas do Mundo. O time de Tite terminou na liderança das Eliminatórias sul-americanas.

- A Bélgica, com a sua tão exaltada talentosa geração, foi a primeira europeia a garantir vaga no campo. A seleção conquistou a classificação após vitória sobre a Grécia por 2 a 1 e terminou em primeiro do seu grupo.

- O México foi o 'campeão' das Eliminatórias na Concacaf. O time dirigido por Juan Carlos Osorio, ex-treinador do São Paulo, classificou-se com sobras.

- O Japão garantiu uma das vagas diretas pela Ásia. Será o sexto Mundial seguido dos nipônicos, que terminaram na liderança do Grupo 2 das Eliminatórias do continente.

- A Costa Rica irá para a segunda Copa seguida - foi uma das surpresas no Mundial do Brasil ao chegar às quartas de final, quando caiu diante da Holanda. A vaga veio com uma rodada de antecedência, após empate por 1 a 1 com Honduras.

- O Irã é outro asiático que estará na Rússia. A seleção persa, que também esteve no Mundial do Brasil em 2014, terminou na liderança do grupo 1 sem perder nenhum jogo.

- A Coreia do Sul vai para a impressionante marca de nove participações seguidas em Mundiais - está presente desde 1986. Os asiáticos terminaram na vice-liderança do Grupo 1, atrás do Irã.

- A Arábia Saudita retornará ao Mundial após duas ausências seguidas - jogou pela última vez na Alemanha, em 2006. A seleção do Oriente Médio ficou em segundo lugar no Grupo 2 da Ásia, atrás apenas do Japão e à frente da Austrália.

- A Nigéria foi a primeira seleção africana a garantir vaga no Mundial da Rússia. A equipe, que só ficou fora de uma das últimas seis edições (em 2006) obteve seu lugar com uma rodada de antecedência ao derrotar a Zâmbia.

- Atual campeã do mundo, a Alemanha assegurou participação na Rússia com sobras no Grupo C da Europa, vencendo todos os jogos.

- A Inglaterra, campeã do mundo em 66, também assegurou sua vaga com uma rodada de antecipação.

- A Polônia assegurou vaga ao derrotar Montenegro. A seleção do leste europeu retorna a um Mundial após duas edições ausentes e tem o artilheiro Lewandovski.

- A poderosa Espanha, campeã do mundo em 2010, assegurou seu lugar no Mundial com uma rodada de antecedência em grupo que tinha a tetracampeã Itália.

- A Islândia disputará o Mundial pela primeira vez. Sensação da última Eurocopa, a equipe terminou na liderança de grupo que tinha Croácia, Ucrânia e Turquia. .

-Após 28 anos, o Egito voltará a disputar um Mundial, A seleção do norte da África classificou-se com a primeira colocação do Grupo E, que tinha a forte equipe de Gana.

- França terminou em primeiro lugar no Grupo A - que tinha também Suécia e Holanda - e vai à Rússia atrás de seu segundo título mundial.

- A Sérvia voltará ao Mundial após ficar fora da edição no Brasil. O país, que fez parte da antiga Iugoslávia, terminou na primeira colocação de seu grupo na Europa.

- Portugal terminou na liderança do Grupo B ao vencer 'final' contra a Suíça e está na Copa do Mundo pela quinta vez seguida. Os lusos são os atuais campeões europeus.

- O Uruguai foi 'vice-campeão' das Eliminatórias sul-americanas e vai para mais um Mundial. Cavani foi artilheiro da disputa com dez gols.

- A Argentina suou, mas graças ao talento de Messi classificou-se na última rodada e vai à Rússia tentar o tricampeonato mundial. Os argentinos terminaram em quarto lugar.

- A Colômbia vai para mais um Mundial. Após chegar às quartas de final no Brasil, em 2014, tentará surpreender mais uma vez.

- O Panamá terminou em terceiro lugar na Concacaf e disputará o Mundial pela primeira vez. A seleção ficou atrás apenas de México e Costa Rica.

-O Senegal volta ao Mundial após 16 anos. A seleção, que tem como astro Mané, atacante do Liverpool, esteve presente na Copa de 2002 e chegou às oitavas de final.

- Marrocos ficou com outra vaga da África na Copa do Mundo e volta à competição após 20 anos: a última participação foi em 1998, na França, onde ficou no grupo do Brasil.

- Tunísia fecha o grupo de africanos classificados para a Copa do Mundo e volta ao Mundial após 12 anos: última participação foi em 2006, na Alemanha.

- A Suíça conseguiu se garantir na Copa ao bater a Irlanda do Norte na repescagem europeia. Os suíços ganharam o jogo de ida por 1 a 0, na casa do adversário. No segundo duelo, empate por 0 a 0 foi suficiente para assegurar a vaga.

- A Croácia garantiu sua vaga na Copa após eliminar a Grécia. Os Croatas venceram o jogo de ida, em casa, por 4 a 1.  Com o empate- neste domingo- conquistaram a vaga em território grego.