Esportes Brasil

Série D: Maringá-PR garante 66ª vaga e River PI pode ficar sem calendário em 2018

Por Claudio Barbosa 05/11/2017 20h08
Série D: Maringá-PR garante 66ª vaga e River PI pode ficar sem calendário em 2018
Maringá garantiu vaga na série D em 2018 - Foto: Eduardo Corrêa- Federação Paranense de Futebol

A Série D do Campeonato Brasileiro tem mais um participante assegurado em 2018, trata-se do Maringá-PR.  Neste domingo (5), o Maringá conquistou o bicampeonato da Taça Federação Paranaense de Futebol Sub-23, ao vencer o Cascavel por 3 a 1, no Estádio Willie Davids. Até agora, são 66 clubes já definidos para a edição do próximo ano da quarta divisão nacional.

Restam apenas duas vagas em aberto, que serão definidas em copas estaduais que acontecem nos Estados do Piauí e São Paulo.

Piauí

O Estado do Piauí tem o Altos como primeiro representante já definido, enquanto o segundo clube sairá da Copa Piauí. No primeiro jogo da decisão, no estádio Albertão, em Terezina, o 4 de Julho venceu o River por 4 a 0. O jogo de volta está marcado para o próximo sábado, dia 11, às 20h, na Arena Ytacoatiara, em Piripiri.

O River corre o risco de, em 2018, ter apenas o campeonato piauiense. Porque só garante o título e a vaga na Série D do ano que vem, se vencer o 4 de julho por cinco gols de diferença. Isso na casa do adversário.

São Paulo

XV de Piracicaba e Ferroviária largaram na frente nas semifinais da Copa Paulista. No estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba, o XV bateu a Internacional de Limeira por 2 a 1. No Canindé, em São Paulo, a Portuguesa perdeu por 2 a 0 para a Ferroviária de Araraquara.

O XV de Novembro tem a vantagem de atuar pelo empate no jogo de volta em Limeira, no próximo sábado, às 15h45 (do Nordeste), dentro do Limeirão. Se perder por um gol de diferença, a vaga sairá na cobrança de pênaltis. Para a Inter é preciso vencer por dois gols de diferença, porque nesta fase não existe vantagem para times de melhor campanha. O único handicap a favor é disputar o segundo jogo em casa.

A Ferroviária abriu uma boa vantagem na sua briga com a Lusa, por ter vencido por dois gols de diferença for de casa. Pode até perder na Arena da Fonte Luminosa por um gol de diferença. A Lusa precisa devolver dois gols de diferença para levar a definição nos pênaltis, ou marcar três gols par ir a decisão. O jogo começará às 18 horas ( do nordeste), no próximo sábado.

Confira os clubes já assegurados na série D:

ASA, Murici e Santa Rita-AL

Fluminense de Feira, Jacuipense e Vitória da Conquista- BA

Ferroviário e Guarani de Juazeiro- CE

Campinense e Treze-PB

América e ASSU- RN

Itabaiana e Sergipe-SE

Belo Jardim, Central de Caruaru e Flamengo de Arcoverde-PE

Moto Club, Cordino e Imperatriz- MA

Altos- PI

Brasiliense e Ceilândia-DF

Aparecidense, Iporá e Itumbiara-GO

Atlético Itapemirim e Espírito Santo -ES

Americano, Macaé, Madureira e Nova Iguaçu-RJ

Mogi Mirim, Linense, Mirassol, Novorizontino- SP

Mringá, Cianorte e Prudentópolis- PR

Caxias, São José e Novo Hamburgo- RS

Caldense, Uberlândia e URT-MG

Atlético Tubarão, Brusque e Inter de Lages-SC

Dom Bosco e Sinop- MT

Corumbaense e Novo-MS

Rio Branco e Plácido de Castro-AC

Macapá e Santos- AP

Manaus e Nacional- AM

Independente e São Raimundo- PA

Barcelona e Real Ariquemes- RO

Baré e São Raimundo- RR

Interporto e Sparta- TO