Futebol Alagoano

Alagoano 2018 poderá ter turno único e Conselho arbitral será dia 17

Por Claudio Barbosa 01/11/2017 17h05
Alagoano 2018 poderá ter turno único e Conselho arbitral será dia 17
Discussões em torno do alagoano 2018 - Foto: Divulgação

O Conselho Arbitral para o Campeonato Alagoano da Primeira Divisão 2018 será no próximo dia 17. No encontro com os dirigentes dos nove clubes que irão participar da competição, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) vai apresentar a proposta de disputa do certame estadual, que deve começar no dia 21 de janeiro de 2018.

Um dos grandes desafios da entidade é encontrar - junto aos clubes-  a melhor forma de disputa do campeonato, em virtude da quantidade de datas disponibilizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que apertou o calendário do futebol brasileiro em razão da Copa do Mundo. No Nordeste, as datas para os cmpeonatos estaduais foram reduzidas também em razão da disputa da Copa do Nordeste.

Em virtude desse aperto no calendário, existe a possibilidade do campeonato alagoano ser disputado apenas em um turno, com os nove clubes se enfrentando em jogos só de ida. Se essa fórmula for aprovada, a disputa será por pontos corridos e os quatro primeiros colocdos estarão classificados  para a fase seminifal do campeonto. 

Os dois classificados da fse semifinal decidem o Campeonato Algoano, sendo que o campeão assegura sua presença na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil em 2019.  O vice-campeão, por sua vez, deve garantir vaga na pré-copa do Nordeste. 

Oito clubes já estão assegurados na primeira divisão em 2018: ASA, CSA, CRB, CSE, CEO, Coruripe, Murici e Santa Rita. 

O nono participante será conhecido no próximo finlo de semana, quando acontece a última rodada da segunda divisão alagoana. Estão na disputa Penedense, Dimensão Saúde e Zumbi.