Esportes Brasil

Timão com braço forte, técnico que cai na Ponte e São Paulo vence em Salvador

Por Claudio Barbosa com Agência Futebol Interior 17/09/2017 21h09
Timão com braço forte, técnico que cai na Ponte e São Paulo vence em Salvador
Dentro da rede, Jô comemora o gol do Corinthians contra o Vasco - Foto: Marcos Ribolli

Depois de duas derrotas seguidas, o Corinthians finalmente voltou a vencer contra o Vasco e disparou na liderança do Campeonato Brasileiro. Para isso, contou com uma ajudinha da arbitragem que validou um gol do atacante Jô com o braço. E a sorte continuou sorrindo para o Timão, já que o mistão do Grêmio perdeu em casa para a Chapecoense e viu a diferença para o líder aumentar para dez pontos. Outro paulista que está sorrindo à toa é o São Paulo, que venceu o Vitória fora e ganhou fôlego na degola. Flamengo, Cruzeiro e Atlético-PR também ganharam e seguem entre os primeiros.

Líder

O Corinthians reencontrou o caminho da vitória ao bater o Vasco da Gama, por 1 a 0, na Arena Corinthians, e ampliou a vantagem na liderança. Marquinhos Gabriel fez boa jogada individual e cruzou. A bola desviou e parecia que ia entrar, mas Jô, em cima da linha, desviou com o braço. Os jogadores vascaínos partiram para cima do árbitro falando sobre a irregularidade do lance. Tudo em vão. Após duas derrotas seguidas no Brasileirão, o Corinthians fez as pazes com a vitória e, beneficiado pela derrota do Grêmio para a Chapecoense por 1 a 0, em casa, aumentou para dez pontos a vantagem sobre o time gaúcho (53 a 43). Por outro lado, o Vasco voltou a perder depois de duas vitórias e estacionou nos 31, no meio da tabela de classificação.

Caiu

A Ponte Preta perdeu em Campinas para o lanterna Atlético GO por 3 a 1. Com isso, Gilson Kleina- que já estava ameaçado no cargo- foi demitido do comando técnico. Vadão é o nome mais cotado para assumir o comando do time paulista.  

VITÓRIA DECISIVA
Em jogo de rivais diretos na corrida para deixar a zona de rebaixamento, o São Paulo conseguiu fazer 2 a 1 no Vitória, no Barradão, em Salvador, com atuação decisiva de Cueva. Com o resultado, a equipe paulista chega aos 27 pontos, assumindo a 17ª posição. O Coritiba, porém, tem os mesmos 27 pontos, ainda joga nesta segunda-feira e pode ultrapassar os são-paulinos no complemento desta 24ª rodada.

A partida também foi um duelo entre um São Paulo que vem sofrendo muito fora de casa diante de um adversário que vai mal como anfitrião. Até o começo do jogo, o Vitória era o pior mandante do Brasileirão, com apenas nove pontos conquistados em 12 partidas. Isso se reflete na campanha do Leão, penúltimo com 26 pontos.

Por outro lado, o Tricolor começou a rodada como o pior visitante, tendo ganho só cinco pontos longe do Morumbi. Este baixo aproveitamento é um dos fatores que ajuda a explicar a fraca campanha da equipe paulista no torneio nacional.

VITÓRIA TRANQUILA
O Flamengo se manteve entre os primeiros colocados no ao vencer o Sport, por 2 a 0,no estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro. A vitória foi justa e poderia ter sido por um placar bem mais elástico diante de um público pequeno, talvez, afastado pelo forte calor. Guerrero e Éverton Ribeiro marcaram os gols rubro-negros.

O time carioca se reabilitou da derrota no clássico para o Botafogo, por 2 a 0, e atingiu os 38 pontos sem risco de perder vaga dentro do G6 – zona de classificação da Copa Libertadores. E vai ficar em quarto lugar se o Palmeiras, com 37 pontos, não vencer o Coritiba, segunda-feira, no fechamento da rodada.

De outro lado, a situação do time pernambucano é complicada. Completou sete jogos sem vencer e continua despencando na tabela, onde soma 29 pontos, dois apenas na frente dos times que abrem a zona de rebaixamento.

MISTÃO FRIO
De olho no confronto do meio de semana da Libertadores e com um time recheado de reservas, o Grêmio viu o título do Brasileiro ficar um pouco mais longe ao perder para a Chapecoense, por 1 a 0, em sua Arena, em Porto Alegre. Arthur marcou o único gol da partida para a Chape.

A derrota, somada à vitória do Corinthians, deixou a diferença para líder novamente em dez pontos (53 a 43). A Chapecoense, por sua vez, deixou a zona de rebaixamento, subindo para o 14º lugar, com 28 pontos.

SOFRIDO, MAS...
O Cruzeiro não quis saber de poupar seus titulares pensando na decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo. Mesmo com a formação considerada titular, a Raposa sofreu para superar o Bahia, por 1 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte. O único gol da partida foi anotado pelo zagueiro Léo, de cabeça. O placar poderia ter sido maior, não fosse um pênalti desperdiçado pelo meia Thiago Neves.

Esta foi a terceira vitória do time celeste nas últimas quatro rodadas. Sequência que mantém o clube firme na briga por vaga na Libertadores de 2018. Agora, é o sexto colocado, com 37 pontos, e estaria entre os garantidos na fase preliminar do torneio. O Tricolor baiano continua seriamente ameaçado pelo rebaixamento, com 27 pontos, na 17ª posição. Supera o São Paulo, primeiro na degola apenas no saldo de gols: -2 a -4.

LOUCO POR AMÉRICA
O Atlético-PR está de volta à briga por vaga na Libertadores de 2018. O time paranaense fez a lição de casa e superou o Fluminense, por 3 a 1, de virada, na Arena da Baixada, em Curitiba. Artilheiro do Brasileirão com 14 gols, Henrique Dourado abriu o placar para o Tricolor. Felipe Gedoz, Ribamar e Jonathan garantiram a virada.

Com este resultado, o Furacão encerra uma série de três rodadas sem vitórias, já que vinha de dois empates e uma derrota. Agora, está com 34 pontos, três a menos que o Botafogo, último colocado do G6. O Flu, por outro lado, estacionou nos 31 pontos, na 11.ª colocação e ficou mais distante da briga por Libertadores. O time carioca também chega a três jogos sem vitórias, com duas derrotas e um empate.

RUIM PARA TODOS
Adversários diretos na briga contra o rebaixamento, Avaí e Atlético-MG ficaram no empate por 1 a 1, na Ressacada, em Florianópolis (SC). Wellington Simião abriu o placar para o time da casa no primeiro tempo e Otero saiu do banco para deixar tudo igual no fim.

O resultado não foi ideal para nenhum dos dois times, já que os mantêm próximos da zona da degola. O Galo é o décimo colocado com 31 pontos, dois a mais do que o Leão, que está em 13º. O primeiro time dentro do Z4 são São Paulo e Coritiba, que têm 27 pontos. O Coxa ainda encara o Palmeiras, nesta segunda.

Confira os resultados da 24ª rodada

Botafogo  2 x 0 Santos

Ponte Preta 1 x 3 Atlético-GO

Avaí 1 x 1 Atlético-MG

Grêmio 0 x 1 Chapecoense

Corinthians 1 x 0 Vasco

Vitória 1 x 2 São Paulo

Flamengo-RJ 2 x 0 Sport

Atlético-PR 3 x 1 Fluminense

Cruzeiro 1 x 0 Bahia

Jogo desta segunda-feira (18)

Palmeiras x Coritiba

20:00