Esportes Brasil

SÉRIE C: Voltaço e Sampaio se reencontram e Fortaleza enfrenta trauma contra o Tupi

Por Claudio Barbosa com Agência Futebol Interior 16/09/2017 09h09
SÉRIE C: Voltaço e Sampaio se reencontram e Fortaleza enfrenta trauma contra o Tupi
Torcida do Fortaleza espera o tão sonhado acesso - Foto: Esportes O Povo

A decisão pelas vagas no Campeonato Brasileiro da Série Bde 2018 começa neste sábado, com dois jogos válidos pela rodada de ida das quartas de final da Série C. O Fortaleza tenta superar o trauma de três eliminações seguidas nas edições anteriores, em confronto com o Tupi, enquanto Volta Redonda e Sampaio Corrêa se reencontram após 41 anos.

A bola rola primeiro no Castelão, com o duelo entre Fortaleza e Tupi, às 16 horas. O time cearense chegou às quartas depois de atravessar um momento de crise na reta final e ainda assim se classificar na terceira colocação do Grupo A, com 27 pontos.

O cenário é bem diferente do vivido nos três anos anteriores. Em 2014, 2015 e 2016, o Fortaleza se classificou na liderança da chave, mas foi eliminado nas fase decisiva para Macaé, Brasil de Pelotas e Juventude, respectivamente, em pleno Castelão. Nesta edição, como passou em terceiro, vai jogar o primeiro em casa e decidir em Juiz de Fora, no próximo dia 23.

Na primeira fase, o Tupi somou 28 pontos, apenas um ponto a mais que o adversário, e se classificou na vice-liderança do Grupo B, que mostrou maior equilíbrio que o Grupo A. O time chegou à Série C nesta temporada, após ser rebaixado na Série B do ano passado. A última vez que disputou as quartas da terceira divisão foi em 2015, superando o ASA.

EM VOLTA REDONDA
Mais tarde, às 19h30, é a vez de Volta Redonda e Sampaio Corrêa se enfrentaram no Raulino de Oliveira. O jogo vai marcar o reencontro dos dois times após 41 anos. A última vez que eles se enfrentaram foi em 1976, na elite do Brasileirão, com uma vitória do Sampaio por 3 a 1.

O time maranhense foi o líder do Grupo A, com 32 pontos, e chega para o confronto bem credenciado, com a melhor campanha da primeira fase. A missão é conseguir o retorno à Série B após a queda no ano passado. O Volta Redonda, por sua vez, se classificou na quarta colocação do Grupo B, com 25 pontos, e tenta o segundo acesso consecutivo, após subir da Série D no ano passado. Além disso, não disputa uma Série B desde 1998.

A rodada continua no domingo com o confronto entre Confiança e São Bento, no Batistão, e depois na segundo, quando o Tombense recebe o CSA, no Almeidão.

Confira os confrontos

Jogos deste sábado (16)

Fortaleza-CE x Tupi-MG- 16:00

Volta Redonda-RJ x Sampaio Corrêa-MA- 19:30

Jogo do domingo (17)

Confiança-SE x São Bento-SP- 19:00

Jogo da segunda-feira (18)

Tombense-MG x CSA-L- 20:45