Esportes Brasil

Estádio usado pelo Flu foi liberado após pagamento de suborno, aponta investigação

Por Claudio Barbosa com Lance 12/09/2017 17h05
Estádio usado pelo Flu foi liberado após pagamento de suborno, aponta investigação
Giulite Coutinho recebeu jogos do Fluminense em 2016 e 2017 - Foto: Divulgação/América

O estádio Giulite Coutinho, de propriedade do América e casa do Fluminense entre julho de 2016 e julho de 2017, é um dos estabelecimentos liberados pelo Corpo de Bombeiros mediante pagamento de propina. É o que aponta a investigação da Corregedoria Geral Unificada (CGU) da Segurança Pública e do Ministério Público do Rio de Janeiro. 

Uma operação realizada nest terça-feira cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão, levando para a cadeia pelo menos 34 pessoas, entre oficiais e membros dos Bombeiros suspeitos de cobrar propina para emitir alvará para estabelecimentos comerciais.

O América, proprietário do estádio, alega desconhecer a investigação. "Desconheço completamente. O América sempre fez tudo dentro da legalidade - afirmou Marco Antonio Teixeira, diretor executivo de futebol e secretário geral administrativo do América, em rápido contato ao LANCE!, antes de completar: "Vamos nos inteirar da situação e nos posicionar oficialmente" - finalizou.

Segundo agentes da CGU, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRJ e da Polícia Civil, o estádio e outros locais que reuniam grande público receberam documentações sem cumprimento das exigências de segurança, necessárias para a proteção da vida de pessoas e do patrimônio, em caso de um incêndio, por exemplo.

"Em determinada conversa, isso é dito. O estádio funcionou sem autorização. Foi dada uma autorização prévia sem o cumprimento das exigências"- afirmou a delegada Renata Araújo, da delegacia fazendária. Os responsáveis pela investigação não revelaram quem negociou as propinas para a liberação do Giulite Coutinho.