Esportes Brasil

Série C: Cinco times brigam por duas vagas no G-4 do Grupo A; o que eles precisam

Por Claudio Barbosa com Agência Futebol Interior 05/09/2017 18h06
Série C: Cinco times brigam por duas vagas no G-4 do Grupo A; o que eles precisam
Confiança e Cuiabá ainda sonham com a classificação - Foto: Pedro Lima/Cuiabá EC

Às 19h30 deste sábado termina a primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C e enfim serão conhecidos todos os classificados. No Grupo A, o líder Sampaio Corrêa e o vice-líder CSA, com 32 e 31 pontos respectivamente, já estão garantidos nas quartas de final, mas ainda restam duas vagas em aberto e cinco times na briga.

FORTALEZA
Apesar da crise e dos cinco jogos sem vitória, o Fortaleza tem o cenário mais positivo. Na terceira colocação, com 24 pontos, o Tricolor tem 92.2% de chances de classificação segundo levantamento feio pelo site Chance de Gol. Para se classificar sem depender dos outros resultados, precisa de um empate com o Moto Club na rodada final, no Castelão. Se for derrotado, dependerá de tropeços de Remo, Salgueiro, Cuiabá e Confiança para não perder a vaga.

REMO E SALGUEIRO
Entre Remo e Salgueiro, a chance de tropeço é grande, já que os dois se enfrentam no sábado, no Cornélio de Barros. O time paraense é o quarto colocado, com 22 pontos, mesma pontuação do quinto colocado Confiança e do sexto Cuiabá. Uma vitória encaminha a classificação do Leão, mas não o classifica. Hoje, o time só está na frente do Confiança porque vence no saldo de gols (-1 a -3), enquanto os outros critérios estão empatados.

Por isso, se o Dragão de Aracaju vencer o ASA, em Arapiraca, por um resultado que tire essa diferença, consegue roubar a posição do Leão. O placar teria que ser elástico - 4 a 0, ao menos, supondo que o Remo vença por um gol de diferença - mas o fato do ASA já estar rebaixado e ter dispensado o técnico Marcelo Vilar dá razões para o torcedor sergipano acreditar.

No caso de um empate o Remo precisa torcer por tropeços de Confiança e Cuiabá. Se for derrotado, está fora da zona de classificação, já que o Salgueiro é o sétimo colocado, com 21 pontos e o coma a vitória no confronto direto o ultrapassaria.

Esse cenário tira o Remo das quartas, mas não garante a vaga do Carcará, que precisa torcer para que dois times entre Fortaleza, Confiança e Cuiabá tropecem. O time pernambucano pode no máximo igualar a pontuação dos cearenses - caso eles percam - mas conseguiria a ultrapassagem porque superaria o número de vitórias (hoje, empatado por 6 a 6). Enquanto isso, empates de Confiança e Cuiabá já ficam de bom tamanho.

CONFIANÇA
Grande surpresa da reta final, o Confiança disparou na tabela e chega com boas chances de classificação. Como já explicado, pode se classificar por sua própria força apenas no caso de uma goleada. Fora isso, em caso de vitória sobre o ASA, precisa que o Fortaleza perca ou que o Remo seja derrotado ou empate.

Se empatar com o Fantasma de Arapiraca, o Dragão encerra qualquer possibilidade de classificação, mesmo se o Remo perder, justamente por conta do confronto direto do time paraense com o Salgueiro.

CUIABÁ E MOTO CLUB
O Cuiabá tem uma situação parecida com a do Confiança, mas depende de mais combinações de resultados. Além da difícil missão de vencer o vice-líder CSA, na Arena Pantanal, precisa torcer uma derrota do Fortaleza combinada com empates ou derrotas de Remo e Confiança, ou apenas o tropeço dos times azulinos.

Azarão na disputa, o oitavo colocado Moto Club, com 20 pontos, também tem chances de classificação, apesar de brigar simultaneamente contra o rebaixamento. O time está a dois pontos do vice-lanterna Botafogo-PB e a dois do quarto colocado Remo.

Para se classificar, precisa vencer, torcer por, no mínimo, empates de Cuiabá e Confiança. No duelo direto entre Remo e Salgueiro, interessa apenas o empate. Com isso, o Moto igualaria a pontuação com o Remo e com os outros dois, mas ultrapassaria todos no número de vitórias.