Futebol Alagoano

Jogadores não invadiram vestiários do Coruripe, afirmam bandeirinhas

Depoimento de assistentes confirma agressão ao árbitro

Por Claudio Barbosa 26/08/2017 09h09
Jogadores não invadiram vestiários do Coruripe, afirmam bandeirinhas
Banheiro do vestiário danificado - Foto: Reprodução facebook

O jogo envolvendo Coruripe x Santa Cruz continua gerando polêmica. Após a partida, o árbitro Júlio César Farias usou das redes sociais para denunciar agressões contra a equipe arbitragem, além de invasão de depredação dos vestiários. Porém, surge um novo capítulo nessa história.

Os auxiliares prestaram esclarecimentos na FAF  e foram unanimes em afirmar que nenhum jogador invadiu o vestiário, acrescentando que as agressões foram no corredor de acesso. Ainda de acordo com os relatos, o próprio árbitro teria arremessado a anilha de 5 kg contra a pia, vaso e porta. Leia os relatos:  

Relato da assistente Ana Paula dos Santos, em documento encaminhado ao presidente da Comissão de Arbitragem, Charles Hebert  Ferreira:

“ Venho a declarar, para os devidos fins, em não concordar totalmente com os fatos relatados e anexados em súmula da referida partida, uma vez em que não tive a oportunidade de presenciar a elaboração desta súmula pelo árbitro Sr. Júlio César Farias”. Segundo ela, o documento foi feito em um programa de preenchimento eletrônico e publicado no site oficial da Federação Alagoana de Futebol , “momento em que pude ter acesso ao conteúdo constante no campo das ocorrências/observações”.

Na sequência, Ana Paula relata que próximo ao final do segundo tempo houve uma confusão generalizada envolvendo jogadores das duas equipes. Por falta de segurança, o árbitro decidiu encerrar a partida. “No corredor de acesso ao vestiário da arbitragem, fomos surpreendidos por atletas e membros da comissão técnica do Coruripe”.

Na sequência do relato,  a assistente conta que os invasores foram em sua direção e a agrediram com empurrões. “Rapidamente o assistente Francisco Raimundo Cunha de Freitas Júnior me protegeu, ficando em minha frente, dando-me cobertura, onde assim pude recuar e me resguardar, sendo o assistente agredido com empurrões, socos e pontapés”.

Ainda de acordo com Ana Paula, quando o assistente já estava caído no chão e que foi arremessada uma anilha de 5Kg, atingindo o quarto árbitro Márcio dos Santos Oliveira, que estava indo socorrer o assistente caído. “Momento em que todos os agressores saíram rapidamente”, relatou.

Parte contundente

O que chama atenção no relato da assistente Ana Paula, é trecho  no qual ela afirma que: “ quando estávamos dentro do vestiário, o árbitro central, Sr. Júlio César  Farias,  de forma inesperada, usando a anilha de 5kg arremessada pelos agressores, passou a arremessar contra os objetos, uma vez contra a pia, uma vez o vaso e uma vez contra a porta dos vestiários, demonstrando descontentamento, indignação e fúria, em virtude das agressões sofridas pela equipe de arbitragem”.

Ana Paula diz ainda que o árbitro Júlio César teria determinado “que tirassem fotos do local depredado e,  afirmava ele, que iria relatar que teria sido ali onde os agressores teriam realizado as agressões e depredações contra ele”. E completa seu relato “onde eu naquela ocasião discordava do ato praticado pelo árbitro central Júlio César  Farias, sendo neutralizada, quando já estava consternada, confusa e incrédula com os fatos ocorridos”.

Francisco Raimundo Cunha de Freitas Júnior

O assistente de arbitragem Francisco Raimundo Cunha de Freitas Júnior também encaminhou oficio a Comissão de Arbitragem, no qual confirma ter tentado proteger a assistente Ana Paula dos Santos e acabou sendo vítima de agressão no corredor de acesso ao vestiário da arbitragem. Na sequência, reafirma que o árbitro central teria arremessado a anilha de 5 kg contra os objetos do vestiário.

 Mostrando-se contrário a atitude do árbitro ele escreveu: “em choque e sem saber o que pensar, confuso e bastante dolorido pelas agressões sofridas e todo ocorrido. Após a assistência médica no local, pelo médico do clube mandante, e com a chegada do delegado da partida Sr. Roberto José, saímos do vestiário indo direto para o carro, seguindo para Maceió, onde fizemos um boletim de ocorrência”.

Márcio dos Santos Oliveira

O quarto árbitro Márcio dos Santos Oliveira também sustenta a versão. Relata que foi ajudar o assistente Francisco Raimundo, que estava caído em virtude das agressões sofridas, momento em que a citada anilha foi jogada em sua direção. “Mesmo em meio ao tumulto, identifiquei o atleta número 16, Sr. Leonardo da Silva Santos da equipe do Coruripe como o agressor”.

Em seguida, Márcio dos Santos ressalta: “ Momento em que consegui fechar a porta (do vestiário)”, reafirmando os depoimentos dos seus companheiros de arbitragem, que o próprio Júlio César teria arremessado a anilha contra pia, vaso e porta do vestiário. Disse ainda ter ficado confuso e sentido dores na mão esquerda, atingido pela anilha.

Nota

Diante dos novos fatos, o Coruripe lançou uma Nota Oficial:

Após tomar conhecimento do teor das declarações prestadas pelos auxiliares do árbitro Júlio César Farias e mais do quarto árbitro, que juntos trabalharam na partida Coruripe x Santa Cruz, válida pelo Campeonato Alagoano Sub-20, a diretoria da Associação Atlética Coruripe vai aguardar a conclusão das apurações da Federação Alagoana de Futebol para se necessário for, adotar medidas no sentido ter reparados todos os tipos de prejuízos causados a esta instituição.