Futebol Alagoano

Penedense ainda tenta receber valores da venda de Marinho para o futebol chinês

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 17/08/2017 10h10
Penedense ainda tenta receber valores da venda de Marinho para o futebol chinês
Penedense quer receber valores da venda do atacante Marinho para o futebol chinês - Foto: Reprodução

A negociação do atacante Marinho com o Changchun Yatai, da China, encheu os dirigentes do Penedense de esperança. A transferência do jogador alagoano, que nasceu em Penedo, para o futebol chinês vai representar um alento financeiro para o clube. Tudo por causa do mecanismo de solidariedade da Fifa.

Um dos formadores de Marinho, o time alagoano deve, no fim das contas, ter direito a receber 0,5% da negociação do atacante para a China. Os valores da transferência giraram em torno de R$ 17 milhões e devem render cerca de R$ 85 mil para o Penedense, o que vai ajudar muito na disputa do Campeonato Alagoano da Segunda Divisão. 

Presidente do Penedense, Valdemir Alves lamenta a demora na liberação do dinheiro e explica como está o processo.

- Eu falei com o advogado, e a gente está aguardando a CBF passar o passaporte para o advogado para que ele possa fazer os trabalhos no processo [de liberação dos recursos]. Quanto mais tempo a gente tiver como clube formador do atleta, mais recursos temos direito. É justamente isso que o passaporte da CBF vai comprovar. Mas time pequeno, você sabe como é. Se fosse grande, com 15 dias já tinha saído. Time pequeno sofre. A gente está se humilhando, pedindo ao pessoal do [setor de] registro da CBF. Recentemente, eu fui orientado a encaminhar uma declaração para o Marinho, para ele assinar e nos devolver, confirmando que ele foi atleta do Penedense. Assim, reforça a comprovação da passagem dele pelo nosso clube e também ajuda mais para viabilizar a liberação desse recurso - lamentou.

Após a passagem pelo clube de Penedo, Marinho se transferiu para o Fluminense, aos 17 anos. Do Tricolor das Laranjeiras, passou por Internacional, Caxias-RS, Paraná, Goiás, Ituano, Náutico, Ceará, Cruzeiro e Vitória, até chegar na China.

Segunda divisão

A equipe está se preparando para a segunda divisão de Alagos e terá no comando técnico Robinho, que foi atleta do clube, atuando como volante.