Esportes Brasil

No dia nacional do futebol, clubes pedem paz nos estádios

Por Claudio Barbosa 19/07/2017 13h01
No dia nacional do futebol, clubes pedem paz nos estádios
Futebol Brasileiro - Foto: Ilustração

Nesta quarta-feira, dia 19 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Futebol. Diversos clubes brasileiros se uniram em campanha pela paz nos estádios. Nas redes sociais, os times destacaram a importância de torcer na arquibancada sem violência. "No Dia Nacional do Futebol, nos unimos mais uma vez para pedir paz. Somos adversários e não inimigos", apresentou a campanha.

Entre os clubes envolvidos na campanha estão Santos, Flamengo, Palmeiras, Atlético MG e Fluminense. O objetivo é que haja paz nos estádios, proporcionando ao verdadeiro torcedor a oportunidade de voltar as arquibancadas e torcer pelo clube de sua preferência. 

A data de 9 de julho foi escolhida  pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, homenageia o time mais antigo do país em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900.

Curiosidades

- O futebol desembarcou no Brasil junto com o paulista Charles Miller, em 1894. Na ocasião, ele passou uma temporada na Inglaterra, país de origem do esporte, e tornou-se uma espécie de embaixador nas terras canarinhas.

- O Sport Clube Rio Grande foi criado 23 dias antes da Ponte Preta (fundada em 11 de agosto de 1900), segunda equipe de futebol mais antiga do país. Apesar de terem sido criados antes da virada do século, Flamengo (fundado em 1895), Vasco (fundado em 1898) e Vitória (fundado em 1899) não nasceram como clubes de futebol, esporte que viriam a conhecer posteriormente, e por isso não são considerados os pioneiros.