Esportes Brasil

Série D: Na rodada decisiva, confira o que os nordestinos precisam fazer para avançar

Por Claudio Barbosa 15/07/2017 07h07
Série D: Na rodada decisiva, confira o que os nordestinos precisam fazer para avançar
Paulo Foiani comanda o Fluminense de Feira de Santana - Foto: Valdeir Gois/Ascom ASA

A rodada deste final de semana no Campeonato Brasileiro da Série D definirá os classificados para a terceira fase da competição. O Nordeste está sendo representando por:  Campinense e Sousa da Paraíba, América e Globo do Rio Grande do Norte, Altos e Parnahyba do Piauí, os baianos Juazeirense, Jacobina e Fluminense de Feira de Santana, Maranhão Atlético Clube do Estado do Maranhão, além do Guarani de Sobral, do Estado do Ceará. 

O tradicional América-RN, que enfrentará o Aparecidense-GO, às 19 horas, na Arena das Dunas, em Natal. No jogo de ida os times empataram por 0 a 0, o que obriga o América a vencer para ficar com a classificação. Os goianos jogam por vitória ou qualquer empate com gols.

O Maranhão venceu o Rio Branco do Acre por 2 a 0 na primeira partida em São Luiz. O jogo da volta acontece na Arena da Floresta, na capital acreana. O Rio Branco vai precisar vencer por três gols de diferença para conseguir avançar

Um confronto baiano envolve Juazeirense e Jacobina. Com o resultado, a equipe de Juazeiro pode até empatar por 0x0 ou 1x1 no jogo de volta que fica com a vaga. Empate por três ou mais gols dá Jacobina. O jogo acontecerá no sábado (15), às 18h30, no estádio Adauto Moraes. 

O Fluminense de Feira de Santana, comandado pelo técnico Paulo Foiani, conseguiu um importante resultado ao empatar o primeiro jogo com o Campinense, por 1 a 1, em Campina Grande. No segundo jogo, em Feira de Santana,  o Fluminense joga por um simples empate por 0x0 para garantir a vaga nas oitavas de final da competição. O duelo acontecerá no próximo domingo (16), às 16h, no estádio Joia da Princesa. 

No primeiro jogo, Altos (PI) e Santos (AP) empataram por 2 a 2. Mesmo placar do jogo de ida, leva a decisão para os pênaltis. Empate em 0 a 0 ou 1 a 1 dá a vaga ao time amapaense, enquanto o Altos se classifica com empate por 3 ou mais gols.Em caso de vitória para qualquer um dos lados, o vencedor avança para as oitavas de final. A partida acontece às 17 horas, no estádio Zerão, em Macapá.

O Globo do Rio Grande do Norte venceu o Parnahyba por 3 a 2 no jogo de ida, na casa do adversário. Agora recebe o time piauiense em seus domínios, na cidade de Ceará-Mirim, no interior potiguar. O Parnahyba terá dois grandes desafios pela frente, o primeiro é vencer o Globo por dois gols de diferença. O segundo é quebrar um tabu pessoal na Série D, nunca o clube piauiense venceu fora de casa na 4ª divisão do Campeonato Brasileiro.

Guarany de Sobral e Sousa (PB) vão se enfrentar no estádio do Junco, em Sobral, no interior do Ceará. O jogo acontecerá com portões fechados, porque o time cearanse cumpre punição. No primeiro jogo, realizado no interior paraibano, o Sousa venceu por 3 a 1. Com isso, O time paraibano pode perder por um gol de diferença ou até por dois (desde que marque pelo menos duas vezes), que, ainda assim, avança na competição. Já o Guarany, em casa, precisa vencer por 2 a 0 ou, então, por três ou mais gols de diferença. Se o Rubro-Negro devolver os 3 a 1, então, a disputa vai para os pênaltis.

Confira a rodada

Jogos deste sábado (15)

Boavista-RJ x Espírito Santo-ES

15:00

São Bernardo x Metropolitano-SC

15:00

São José-RS x Brusque-SC

15:00

Ceilândia-DF x Comercial-MS

15:30

Juazeirense-BA x Jacobina-B

18:30

América-RNxAparecidense-GO

19:00

Atlético AC x São Francisco-PA

19:00

Jogos do domingo (16)

Portuguesa-RJ x URT-MG

15:00

Operário-PR x Desportiva-ES

15:30

Guarany de Sobral-CE  x Sousa-PB

16:00

Fluminense-BA x Campinense-PB

16:00

Santos-AP x Altos-PI

17:00

Globo-RN x Parnahyba-PI

17:00

Gurupi-TO x Princesa do Solimões-AM

18:00

Rio Branco-AC x Maranhão-MA

19:00

União-MT  x Villa Nova-MG

19:00