Esportes Brasil

Por conta de salários atrasados, Santa Cruz é o primeiro clube a ser punido no STJD

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 02/06/2017 18h06
Por conta de salários atrasados, Santa Cruz é o primeiro clube a ser punido no STJD
Santa Cruz foi o primeiro clube punido, desde que a CBF incluiu o Fair Play Trabalhista nos regulamentos, em 2015 - Foto: (Foto: Lucas Liausu)

O Santa Cruz foi julgado nesta quinta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e punido com a perda de três pontos na edição do Campeonato Brasileiro de 2016 e ainda mais uma multa de 30 mil reais. O clube foi denunciado pela Federação Nacional dos Atletas Nacionais de Futebol (FENAPAF) pelos quatro meses de salários atrasados no último ano. Essa punição é a primeira no futebol brasileiro, já que o Fair Play trabalhista foi incluído nos Regulamentos Específicos das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro pela CBF em 2015.

No mês de fevereiro, o processo chegou a ser arquivado pelo STJD, mas a procuradoria recorreu e num novo julgamento conseguiu a punição dos tricolores. Depois de mais uma audiência, o clube pernambucano conseguiu diminuir o valor da multa.

Com relação a última classificação, o Tricolor terminou a competição com 31 pontos. Agora, passa a ter 28. Apesar de empatado com o América-MG com a mesma pontuação, o Santa permanece na 19ª colocação por ter uma vitória a mais (8x7).

O STJD pretende acelerar esses processos e o Náutico, outro clube pernambucano, pode ser o próximo a ser denunciado.