ASA

Regularizado: Técnico do ASA, Maurílio Silva tem seu nome publicado BID da CBF

Por Claudio Barbosa 12/05/2017 17h05
Regularizado: Técnico do ASA, Maurílio Silva tem seu nome publicado BID da CBF
Maurilio Silva foi escolhido o melhor técnico do campeonato - Foto: Ailton Cruz/Gazeta Alagoas

Nesta sexta-feira (12), o técnico do ASA, Maurílio Silva, teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da Confederação Brasileira de Futebol. O treinador do alvinegro é mais um que teve seu contrato de trabalho registrado no BID da entidade máxima do futebol brasileiro. Com essa medida, a CBF pretende oferecer mais benefícios aos profissionais, como previdência e seguro de vida.

Em nota divulgada recentemente, a CBF disse que já analisava a ideia desde o ano passado, mas que essa só foi aprovada em fevereiro de 2017. O registro para treinadores, inclusive, é um dos pedidos da Lei Caio Júnior, que ainda corre em Brasília para ser aprovada – a emenda é de autoria do deputado José Rocha (PR/BA).

"O registro para os treinadores é um passaporte esportivo para esse profissional, que terá todo o seu histórico de trabalho preservado. É uma certeza de que no futuro direitos básicos, como a previdência, seja comprovado. O treinador também terá o benefício do seguro de vida e de acidentes pessoais da CBF, nos mesmos moldes do oferecido aos jogadores", explicou Reynaldo Buzzoni, diretor de registro, transferência e licenciamento de clubes da CBF.

A Lei Caio Júnior solicita que os contratos dos treinadores, auxiliares e preparadores de goleiros sejam registrados na CBF e federações estaduais. Isso, por exemplo, permitiria que Caio Júnior, vítima da tragédia com o avião da Chapecoense em novembro do ano passado, tivesse direito ao seguro de vida. Também será possível que cursos de qualificação tenham a anuência da entidade e que os responsáveis por quebras de vínculo arquem com os custos da rescisão, seja clube ou profissional, entre outras.

O projeto já tem a aprovação das comissões de esportes e do trabalho, sendo encaminhado para constituição de Justiça, na capital federal, último passo antes de ser votado na Câmara.