Esportes Brasil

Abertura do Brasileirão tem Palmeiras em busca do bi e clássicos na primeira rodada

Por Claudio Barbosa com Futebol Interior 12/05/2017 16h04
Abertura do Brasileirão tem Palmeiras em busca do bi e clássicos na primeira rodada
Cuca voltou ao palmeiras e busca bi-campeonato - Foto: Espn.com.br

Com a maioria dos campeonatos estaduais já concluídos, vai começar o Brasileirão, uma das competições mais equilibradas do mundo, quando é comum que até seis times lutem pelo título. Em 2017, a tendência é de que o atual campeão, Palmeiras, junto com Flamengo e Atlético-MG sejam os grandes protagonistas.

Por fora, correm Corinthians, Grêmio e Santos. E na busca por uma vaga na Libertadores, podemos destacar, ainda, São Paulo, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense. O restante se contentará com a divisão das vagas na Sul-Americana e a ingrata fuga do rebaixamento. Confira os jogos da primeira rodada: 

Neste sábado, dia 13

16 horas, no Maracanã: FLAMENGO X ATLÉTICO-MG

Na reedição da final de 1980, dois clubes que devem lutar ponto a ponto pela conquista até o fim. No Maracanã, o Rubro-Negro já começará o Brasileirão com uma pedreira pela frente. O Atlético-MG está mais forte do que nunca, com uma dupla de ataque com artilharia pesada: Fred e Robinho. Ambos estão muito bem na Libertadores e foram campeões estaduais.

19 horas, na Arena Itaquera: CORINTHIANS X CHAPECOENSE

Animado com o título paulista, o Corinthians recebe a Chapecoense, que também levou o caneco em Santa Catarina, mas foi goleada pelo Atlético Nacional (COL) e perdeu a Recopa Sul-Americana. O timão é comandado por Fábio Carile, enquanto a Chapecoense t~em o comando técnico de Wagner Mancini.

Domingo, dia 14

11 horas: FLUMINENSE X SANTOS

No Rio, o Fluminense terá um adversário duríssimo e que foi o vice-campeão brasileiro no ano passado – apesar de vir apresentando performance irregular este ano. Apesar da perda do campeonato carioca, o Flu tem uma equipe bem comandada por Abel Braga.

16 horas: PALMEIRAS X VASCO

Na estreia do atual campeão brasileiro, o Palmeiras cenfrenta o Vasco, que regressa à Série A com a dura missão de buscar um bom resultado no Allianz Parque. Será a volta do técnico Cuca ao comando do Verdão, que buscará seu bi-campeonato sob o comando dele. O vasco passou por uma reformulação, comandado por Milton Mendes. 

16 horas: CRUZEIRO X SÃO PAULO

No Mineirão, comandado por Mano Menezes, o Cruzeiro precisa apagar a má impressão da eliminação precoce na Sul-Americana, além da derrota para o Galo na final do Mineiro. Comando pelo já contestado Rogério Ceni, o São Paulo também vive uma temporada bem irregular. O tricolor foi eliminado em três competições nesta temporada, na Copa do Brasil -pelo próprio Cruzeiro-, no campeonato paulista e também na Sul-Americana.

16 horas: AVAÍ X VITÓRIA

No retorno à primeira divisão, o Avaí jogará no estádio da Ressacada, com contra o Vitória, que por pouco não caiu no ano passado. O Vitória acertou com Petckovic para o comando técnico. Entre os mais novos contratados está o lateral esquerdo Thalysson, revelado pelo ASA e com passagens por Flamengo, Fortaleza, Ceará, Ferroviária e Red Bull.O Avaí, que perdeu o campeonato catarinense para a Chapecoense, quer fazer uma competição nacional sem sustos e buscar a manutenção.

16 horas: BAHIA X ATLÉTICO-PR

A festa será grande, na Arena Fonte Nova, para celebrar a volta do Bahia à elite do futebol nacional. A expectativa é de estádio lotado, para assistir o duelo das equipes comandadas por Guto Ferreira ( Bahia) e Paulo Autuori ( Atlético PR). As duas equipes perderam seus campeonatos estaduais e tiveram que se contentar com o vice-campeonato.

16 horas: PONTE PRETA X SPORT RECIFE

A Ponte Preta perdeu na final do paulista para o Corinthians, mas entra motivado no Brasileiro. O time comandado por Gilson Kleina não terá o atacante William Pottker, que foi contratado pelo Internacional RS. Mas o atacante Emerson Sheik chegou ao Moisés Lucarelli e, na primeira entrevista, declarou que vai buscar viver a Ponte Preta. O Sport, comandado por Ney Franco, tem como principais destaques o jovem arapiraquense Fabrício e os experientes Magrão ( goleiro) e Diego souza ( meia).  

19 horas: GRÊMIO X BOTAFOGO

Será um duelo entre dois times focados na luta pela classificação para o mata-mata da Libertadores. E ambos estão perto disso. Com muitos jogadores machucados, o Botafogo - comandado por Jair Ventura- bastante desfalcado para encarar o Grêmio, em Porto Alegre. O Grêmio, do técnico Renato Gaúcho, perdeu o título estadual para o Novo Hamburgo e considera fundamental começar bem a competição.

Segunda feira, dia 15

20 horas: CORITIBA X ATLÉTICO-GO

Campeão paranaense, o Coritiba recebe o Atlético-GO, campeão da série B em 2016 e que chegoun a série A motivado. Na última quarta-feira, o Atlético surpreendeu ao empatar com o Flamengo, pela Copa do Brasil, em pleno Maracanã. O Coritiba é comandado pelo técnico Pachequinho. O Atlético manteve o treinador Marcelo Cabo e tem como um dos seus destques o atacante Júnior Viçosa.